quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016







- ENTREVISTA COM AUTORES II - 

POR TEREZA RECHE

Nome: Pedroom Lanne



A segunda entrevista dessa coluna, será com o escritor Pedroom Lanne. Segundo o próprio escritor, sua vida é um site sem senha de acesso, todos os detalhes de sua carreira desde a época da faculdade quando cursou Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial, de sua carreira profissional como webwriter e professor universitário até chegar a atualidade em que se tornou escritor, se encontram em seu Weblog no endereço:

http://www.pedroom.com.br/portal/weblog/index.htm



Entrevista

Tereza Reche: 
Como e quando o sr(a) iniciou sua carreira, e o que o levou a isso?


Pedroom Lanne:
Desde a época da escola eu nutri o desejo de escrever, na sexta série cheguei a iniciar a escrita de um livro à mão (não sabia datilografar e sequer existia computador na ocasião), entretanto, não cheguei a completar esse primeiro esboço literário. Depois, a vida e a necessidade de trabalhar me levou para outros caminhos, em duas outras oportunidades novamente iniciei a escrita de um livro, mas larguei no meio do caminho, somente quando fiz meu curso de mestrado (em Comunicação) é que perdi o medo de escrever e voltei a nutrir o desejo de ser escritor. Em 2012, finalmente decidi iniciar um período sabático para me dedicar 100% a escrever, assim, em 2013 escrevi e completei meu primeiro livro “Adução, o Dossiê Alienígena”, publicado em 2015 pela editora Talentos da Literatura Brasileira.

Tereza Reche:

Cite suas obras e onde encontrá-las por gentileza.

Pedroom Lanne:
Bom, eu tenho o livro impresso “Adução, o Dossiê Alienígena” cuja melhor oferta para o leitor é pelo site da AMAZON. O leitor que desejar adquirir um exemplar autografado diretamente comigo pode fazê-lo através do MERCADO LIVRE. Existe também a versão em ebook que é divida em três partes: “Adução – Início: Dossiê de um Transmutado Alienígena”; “Adução – Parte II: O Estranho Universo Quântico” e “Adução – Final: A Guerra da Inteligência Artificial”, à venda pelo KINDLE (melhor oferta), KOBOBOOKS e Clube de Autores.



Vem aí a continuação da obra “Adução”, intitulada “Abdução, Relatório da Terceira Órbita” cuja primeira parte em breve estará disponível em ebook pelas plataformas supracitadas.






Tereza Reche:
A Literatura há alguns anos, vem tomando novo corpo, a tecnologia propiciou isso. Publicações virtuais, facilidade em se auto publicar, dentre outras vias. Ao seu ver, como escritor da atualidade, esse cenário é de fato benéfico à Literatura?

Pedroom Lanne:
Independentemente de ser benéfico ou não, nós escritores (e os publishers também) precisamos rever conceitos, pois me parece que a nova formatação do mercado editorial é irreversível, todos precisam se adaptar, tanto o escritor na busca de público leitor, quanto os editores que não quiserem se ver fora ou à margem do mercado. No caso do escritor, ele precisa estar antenado com a onda digital e buscar os espaços que lhe trarão os melhores benefícios. Eu pessoalmente acho benéfico, pois hoje ninguém pode dizer que não conseguiu publicar seu livro por falta de espaço. Talvez, o lado ruim para o escritor, seja ser lido em meio a babel de publicações que cresce incessantemente, mas, creio, sempre haverá espaço para todos, a qualidade deve prevalecer e, para a mediocridade, também há o leitor mediado o qual se pode atingir através da rede, basta que se encontre os caminhos certos para cada público.


Tereza Reche:  
Qual o papel do escritor, em relação a disseminação e consequente transformação mental, intelectual e filosófica dos leitores como sociedade? 

Pedroom Lanne:
Eu acho de extrema importância, mas, como escritor, aquele que por ventura ler esta declaração poderá pensar que estou puxando a sardinha para o meu lado. Fato é que durante toda minha vida como estudante desde o primário até o mestrado, a literatura sempre foi um objeto utilizado pelos professores como meio de reflexão e transformação mental, e se hoje sou escritor, isso se dá também graças a todas essas reflexões, debates em sala de aula e as obras que li. Tanto que em minha obra, o título “Adução”, não se trata de uma mera aventura de ficção-científica, se um dia aprendi através das palavras de outros escritores, quero que meus possíveis leitores aprendam também, por isso, utilizo o foco de uma inteligência superior a nossa para trazer uma série de filosofias e reflexões sobre a sociedade terrena contemporânea. Se não bastasse, como professor, ainda elaborei um questionário anexo ao livro para estimular o pensamento crítico do leitor (e como promoção que concorre a um exemplar do meu próximo livro).

Tereza Reche: Escrita ou Vendas? Partindo do seu ponto de vista, qual desses substantivos femininos melhor se encaixaria no cenário literário atual? E por que?

Pedroom Lanne:
Para quem escreve, escrita. Para quem vende, vendas. Pensando na questão anterior que comentei sobre o cenário atual, para quem escreve está bom, pois não faltam facilitadores para escrever e espaços, sobretudo nas novas mídias, para o autor publicar e divulgar seus textos. Já para quem vende, a observação do cenário se dá no único sentido de lucrar em cima de quem quer publicar. Uma coisa é um sítio virtual que cobra comissão sobre a venda do autor, outra, ruim, a meu ver, são editoras que enxergam nas novas mídias um meio de repassar o ônus de uma publicação inteiramente para o autor enquanto o prende em um contrato e lucra com o bônus que cabe ao próprio autor levantar. São aqueles famosos links “publique seu livro” nos quais as editoras “pedem” para o autor comprar uma quota da tiragem inicial do livro, uma vez pago esse valor, a editora está livre de ônus, a partir daí, cabe ao autor correr atrás de seu leitor e o bônus das vendas do livro ficam com a editora – sendo que muitas nada agregam ao livro a não ser enviá-lo para gráfica. Eu espero que após o boom desse tipo de auto publicação prevaleçam as editoras que prestem um bom atendimento, uma boa parceria e divulgação junto ao autor, pois o que tenho testemunhado de muitos escritores são editoras cobrando por publicações e prestando um péssimo serviço desde a preparação da obra até a sua publicação e divulgação. Eu mesmo vivi um problema com uma editora que trabalha dentro dessa lógica, a qual tive gastos advocatícios para desfazer um contrato quando me deparei com um editor mal educado, arrogante e que deixou claro nas entrelinhas que o trabalho da editora não contemplaria o que havíamos acordado antes do contrato ser assinado.

Tereza Reche: 
Qual escritor admira? E qual escrita aguça sua curiosidade literária?

Pedroom Lanne:
Os escritores que mais admiro são Anthony Burgess, autor de Laranja Mecânica, e George Orwell, autor de 1984. Entre os escritores brasileiros, o meu preferido é Érico Veríssimo. Também admiro muito e gosto do escritor luso Eça de Queiróz. Já o meu escritor número um, pelo qual iniciei minha jornada no mundo da leitura ainda na pré-adolescência e quem me despertou a paixão pela literatura é Edgar Allan Poe. Atualmente, o tema que mais tem me aguçado curiosidade é o mesmo da obra que escrevi, ou seja, ficção-científica, sobretudo a leitura de grandes clássicos que ainda não tive oportunidade de ler, tais como Isaac Asimov, H. G. Wells e H. P. Lovecraft.

Tereza Reche: 
Como você avaliaria a literatura que se encontra no ranking dos melhores e mais vendidos?

Pedroom Lanne:
Mediana. Pois geralmente é assim, best-seller é o livro que agrada mais leitores pelo simples fato de se tratar de um texto de leitura mediana, dessa forma, mais digerível pela maior parte do público, entretanto, sem a profundidade dos grandes clássicos. Quanto aos critérios, para se escrever um best-seller, sim. Mas se tomarmos a literatura como arte, não. Um dos vieses para se compreender a arte é perceber que a mesma evolui, justamente, pela quebra de padrões estéticos e o abandono de critérios padronizados. Eu mesmo tentei quebrar alguns padrões literários em meu livro, busquei trazer alguns elementos da nova linguagem cibernética para compor elementos da narrativa, o que não sei se está sendo bem aceito por alguns leitores e, tenho certeza, foi motivo de recusa por parte de alguns editores. Em termos de critério, uma vez me perguntaram a respeito em relação ao meu livro, no caso, conforme respondi, este foi a intuição. Para mim, o mais importante na concepção de um romance é isso, a intuição e a criatividade (como regra, eu entendo que esta se traduz pela gramática da própria língua). Porém, há um limite, que está na coerência da narrativa como um todo. Mantendo a coerência da narrativa de forma que ela tenha um sentido e um significado, não há limites para a criatividade nem para o intuitivo.

Tereza Reche: 
O que você, na pele de leitor, jamais leria?

Pedroom Lanne:
Livros de autoajuda. Prefiro amadurecer minha loucura ao invés de reformatar minha psique segundo os padrões esperados pela sociedade, nem que para isso termine meus dias em um sanatório e sem um tostão no bolso.

Tereza Reche: 
Cultura e Intelectualidade caminham de mãos dadas, entretanto não são homogêneas... Afinal, a sociedade está mais intelectualizada ou apenas mais “antenada”?


Pedroom Lanne:
Mais antenada. Vejo que muitos jovens hoje dispõem de informações e demonstram sacadas que nós da era pré-Internet demorávamos anos para sacar ou tínhamos que percorrer obscuros bastidores para ficar sabendo. Entretanto, isso não é sinônimo de intelectualidade, dado que esta só vem ao lado da maturidade. Sempre, na história humana, o grande papel dos mais velhos é repassar sua sabedoria e sua experiência acumulada para os mais jovens, e não creio que a massificação dos meios irá mudar isso. As novas mídias facilitam o acesso ao conhecimento, mas, por si só, não garantem que ele será corretamente compreendido, pois isso depende da dedicação de quem está na outra ponta da linha, do desenvolvimento de algo que se pode ilustrar através da palavras bom senso e pensamento crítico. E outra, todas essas facilidades conferem uma grande evolução no acesso ao conhecimento, de modo que não basta ao jovem atual ser tão intelectualizado como as gerações anteriores, eles precisam ser melhores, precisam ir além, pois deles dependerá o futuro da humanidade. Se o jovem atual está preparado para criar um mundo melhor é impossível, ao menos para mim, afirmar. Todavia, há de se dizer que, com a ascensão das novas mídias, ao menos está municiado para tal. No que tudo isso vai dar, somente quem viver, verá.

Tereza Reche: 
Quais seus planos para 2016 em relação a sua vida literária?

Pedroom Lanne:
Completar a escrita de meu segundo livro “Abdução, Relatório da Terceira Órbita”, no qual pretendo ir mais fundo das reflexões iniciadas no título “Adução”, e que promete algum tipo de polêmica entre possíveis leitores da obra, pois deixei para esse segundo volume as reflexões sobre os temais delicados hoje em voga em nossa sociedade.




Foi um prazer ter sua participação no Blog Por Tereza Reche. 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016



CÁ ESTAMOS...


Cá estamos nós... Feito o trabalhador diante a segunda-feira...
Prontos à novas dores, pronto à novos sorrisos, mesmo que por instantes. Há os que se enganam, mal entendem e julga-nos à espera destes... Pobres. 
Mal imaginam, que de nós, nada terão...
Disso é feito aquele que bem sabe para que se encontra nesta dimensão de loucos.
Bem sabe o louco que não há dimensão que o absorva.
Então, nos basta apenas despertar após o encantamento e saber:
Em breve, logo outro de nós se apossará!



Escritora Tereza Reche

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016



UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

























O Blog Por Tereza Reche agora tem um espaço reservado aos colegas escritores. Semanalmente será postado no blog entrevistas e uma sinopse do livro escolhido pelo profissional, posteriormente divulgado em fan pages parceiras, grupos literários, dentre outras formas de divulgação pertinentes. Os profissionais literatas que tiverem interesse em participar do projeto podem dar continuidade ao processo o que disseminará a literatura por toda Rede Social. Afinal, unidos somos mais fortes...



#unidossomosmaisfortes

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016


DÍZIMO, ENRIQUECIMENTO, PROSPERIDADE E ESTELIONATO.

Adjetivos fortes, entretanto afins...

O dinheiro rege o poder, isso no dia a dia de maneira generalista, porém, quando se fala em dinheiro entregue deliberadamente (ou induzidamente) para uma instituição religiosa, então teremos um assunto vasto e polêmico. 

Antes de discorrer, pensemos de forma analítica o seguinte; qual o motivo de um evento como: fiéis de uma determinada instituição religiosa seja esta, Católica, Protestante ou outra, ofertarem seus bens, nos afeta tanto?

Analisando de forma pessoal e intrínseca, vejamos do seguinte ponto de vista. 

PONTO DE VISTA RACIONAL









Acima se encontram alguns dos inúmeros relatos jornalísticos acerca dos desvios e falcatruas cometidas pela Igreja, tanto Evangélica quando Católica. Não há denominação ou placa que sirva de ponto de referência. A questão não se encontra na denominação e sim nas ações que elas vem demonstrado ao longo do tempo. A maneira distorcida de interpretar o estudo de Malaquias 3:10, o texto mais venerado pelas igrejas, leva-as a administrar os bens (ofertas e dízimos), não de forma espiritualizada e sim orçamentária. 

Culpar os envolvidos por estes desacatos, não creio que seja coerente por duas situações nítidas:

- Se o culparmos por terem "coagido mentalmente" à muitos fiéis, ainda assim haveriam recebido deliberadamente.

- Se o culparmos por agirem em "não conformidade à Lei descrita em Malaquias"... Precisamos estudar antes de citar essa asneira. 

A verdade é que, estão claramente cometendo erros inadmissíveis aos olhos de todos, porém, ambos lados parecem ter  a mesma culpabilidade. Os dirigentes por saberem acerca do livro de Malaquias demais, agindo de maneira leviana e os fieis, por não buscarem o devido conhecimento da história do Deus que dizem servir. 

O que ocorre é que se, o indivíduo buscasse compreender antes de agir, que é o que o próprio Cristo em questão disse: 

- E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará...

Libertará de ser feito de trouxa, de ser enganado e depois de tudo, culpar 100% o outro pela falta do conhecimento que deveria ter adquirido por ordem do próprio Deus. 

Não estou aqui defendendo os roubos absurdos que estas igrejas - que nada têm de espirituais - cometem neste exato momento. Mas não vejo inocência digna de piedade do povo que doa. Quem o faz, como já o fiz no passado, faz deliberadamente, querendo "retorno". Ninguém dá o dízimo por amor e ora da seguinte maneira:

-Senhor Jesus, receba meu dízimo, mas não me devolva nada. Apenas receba. 

Não! É o instinto da barganha que somente precisou do incentivo recebido através das palavras do líder espiritual, isso com uma pitada de pseudo-temor da Lei. Diga-se de passagem, a maioria que exerce e pratica a Lei de Malaquias, despreza as que lhe convém. 

É só enxergarmos a igreja como o Bingo ou qualquer outro Jogo de Sorte/Azar, você vai e deposita sua probabilidade, dentre estes, um ou outro sairá de fato com os prêmios, mas, ao receberem passarão a incentivar os outros, que buscando o enriquecimento depositarão mais e mais vezes. É o mesmo raciocínio se não fosse pelo envolvimento de questões espirituais. É da mesma maneira, uma coação mental para o enriquecimento fácil e, sobretudo, visando farto enriquecimento!


Mas afinal, realmente o livro de Malaquias cita o dízimo da maneira que seu estudo é ministrado para os fiéis? Ou isso simplesmente é uma jogada de mestre? 

O dízimo como Lei de Moisés. 

O Dízimo, primeiramente, não foi feito para a atualidade, ponto. Isso se dá pela circunstância em que ele foi criado. Seu início se deu porque dentre as doze tribos de Israel, a mais pobre era a tribo de Levi. Então foi decidido que, as tribos mais prosperas deveriam repartir mantimentos com a tribo menos favorecida justamente porque elas tinham colheitas em abundancia e não necessitavam de tantos mantimentos. Um tipo de socialismo à moda antiga...
Isso remete a "CARIDADE", guardar tudo para elas mesmas significaria acumular tesouro o que era terminantemente proibido por Deus.
Deve-se lembrar NITIDAMENTE que; JESUS jamais deu o dízimo... Nem os que o seguiam. A citação onde ele fala discretamente em dinheiro é quando diz: - Vai, vende tudo o que possui e segue-me! (acho que essa parte não é muito bem vinda pelas igrejas da prosperidade)...
 A tribo de Levi por sua vez também ofertava a viúvas órfãos e necessitados (Dt 26:12) repartiam com os estrangeiros, já que segundo a Lei apenas os LEVITAS poderiam recolher o dízimo.



Gafanhotos!



Israel no passado também já foi estrangeira, significando assim amor ao próximo, lá, benção significava CHOVER NA COLHEITA, maldição era SECA e os devoradores da plantação, no caso, os GAFANHOTOS. Essa passagem não é alusiva, é uma realidade desses povos para quais foram instituídas estas leis, definitivamente nada tem a ver a associação do devorador versus demônio, nem benção com prosperidade financeira. 



Entretanto, nada mais conveniente não acham?...


Interessante que a Lei é completa, possui itens inaceitáveis pela atualidade, muitas delas são vistas como atrocidades, entretanto, quando uma delas parece beneficiar o bolso, a igreja do ocidente resolve preservá-la. 

PONTO DE VISTA ESPIRITUAL

Bom, agora esquecendo dos fatos, e contra estes sabemos, não há argumento, e um deles é a afirmativa expressa de que:

Segundo a Lei apenas os LEVITAS poderiam recolher o Dízimo, lideres religiosos de hoje que recolhem o Dízimo, não são da tribo de Levi, não são Judeus e não fazem parte da Lei de Moisés. E, segundo Hebreus, este costume existiu de Abraão, até Levi (Hb,7-9).

Mas levando essa questão para o âmbito espiritual, esses eventos são a demonstração de que existem de fato, dois times nesse cenário. De um lado indivíduos despreparados, desprovidos de conhecimento, o que não os caracteriza por inocentes, mas sim negligentes para com  os conceitos que afirmam seguir. 

Não se trata de saber ler e escrever, tampouco de ser humilde ou arrogante. A questão é o interesse pela veracidade daquilo que denominam santo ou correto em si. Se aprovo e defendo uma ideia ou ideal, tenho nada mais que a obrigação de saber o que estou a aprovar ou defender. Para isso, não é necessário ser um grande intelectual e sim um buscador incessante dessa suposta verdade. 

Também não está baseada nas ações de indivíduos que na realidade desconhecem o nível espiritual nato. Não compactuam, muito menos tem compromisso com este. Mais irresponsáveis são, os que numa atmosfera espiritual se submetem a simplesmente administradores de bens alheios. Indivíduos este sim, venerados pela suposta ação interventiva do saciar camuflado do
desejo da maioria pela prosperidade financeira. 

Então questiono; quem é menos culpado nessa simbiose esquizo?  Os senhores que os oprimem? Ou os que convenientemente permanecem sob julgo desses senhores?

Existem grades que circundamos para nós mesmos, e dessas, somente nosso íntegro desejo de liberdade e de encontro à Verdade, será capaz de nos libertar. 

Amém?...





















Escritora Tereza Reche

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016







BIOGRAFIA

" Dados não autobiográficos, pois não foram escritos pela autora! Trata-se de informações compiladas através de suas entrevistas"






Comendadora Dra.Tereza Reche 


Tereza Abgail Reche (Brasil, 21 de fevereiro de 1976 ), escritora, biomédica e docente de ensino superior. É autora de romances históricos e místicos, escreve desde seus 8 anos de idade até os dias atuais, por sempre ter estudado desde a infância as questões político-religiosas da Igreja Católica e Protestante sempre se encontrou envolvida com ambas instituições, o que lhe trouxe forte embasamento teórico para seus livros polêmicos e de leitores seletos. Seu primeiro romance foi intitulado "Catapulta - Armadilhas do Destino" que posteriormente, na idade adulta intitularia como "Armadilhas de um Tempo", uma trilogia histórica que aborda a problemática político-religiosa do século XVI. Aos 12 anos dá início ao segundo livro e posteriormente jamais cessou de escrever.



Livros.


Em 2012, 2013, 2014 e 2015, a carreira literária dá um salto! Publica Armadilhas de um Tempo pela editora Perse e Clube de Autores, recebe selos e premiações referentes ao seu trabalho, dentro de 3 anos acumula troféus e honrarias pelo romance O [5] "Silêncio de Euller", publica também o romance histórico "Ditadura de Corações".



Amante de Fiódor Dostoiévski, sempre busca escrever de maneira a afunilar seus eleitores e não o contrário. Sua escrita, complexa e refinada costuma atrair um grupo seleto de apreciadores.

Além de suas publicações pessoais como romancista, a autora produziu em sua gestão na Coordenação inúmeros projetos curriculares direcionados aos estudos biomédicos; dentre estes:

  1. RECHE, T. A. ; Lucarpin, I . Projeto Biomédico. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 
  2. RECHE, T. A. . Gestão Laboratorial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão). 
  3. RECHE, T. A. . ATPS-BIOQUÍMICA METABÓLICA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
  4. RECHE, T. A. . ATPS-DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
  5. RECHE, T. A. . CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
  6. RECHE, T. A. . GESTÃO LABORATORIAL. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
  7. RECHE, T. A. . ADMINISTRAÇÃO LABORATORIAL. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
  8. RECHE, T. A. . TÓPICOS EM BIOMEDICINA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica). 
Obras e Romances publicados.

  • O Silêncio de Euller (romance espírita/misticismo) 
  • Armadilhas de um Tempo I - Nas Brasas da Inquisição (romance histórico - trilogia) 
  • Armadilhas de um Tempo II - As Ovelhas de Laguna (romance histórico - trilogia) 
  • Armadilhas de um Tempo III - Eis que o Lobo era Cordeiro (romance histórico - trilogia) 
  • Ditadura de Corações (romance histórico) 
  • No foco daquele que ama (antologia de contos longos) 
  • Inúmeras Palavras I (ensaio poético) 
A autora escreve para Blogs voluntariamente e possui dois Blogs pessoais, Por Tereza Reche e Diário da Alma, onde no primeiro publica artigos políticos e reflexões em geral. No segundo, crônicas, poemas e fragmentos de seus livros. 
Além dos livros pulicados possui inúmeros em andamento, dentre eles:

  • Mórbida Sentença (roteiro longa metragem - suspense policia)
  • O Cátaro (romance histórico)
  • Mistérios que Descobri (documentário histórico/político-religioso)
  • Calendário da Vida (romance)
  • Limpe meu Sangue (romance)
  • Pactos Cósmicos (romance- UFOs - espiritualidade)
  • Delírios de Cassandra (drama)
  • Os Filhos de Bonacci (suspense policial)
  • Inúmeras Palavras II


Indicações e Prêmios Recebidos.
A autora em 2015 recebe indicações e reconhecimentos pelas suas obras. Pelo romance "O Silêncio de Euller", no ano de 2015 a indicação ao [9] Troféu Cecília Meireles, sendo premiada em Abril deste ano na cidade de Itabira - MG.


Em outubro do mesmo ano, é indicada ao prêmio [11] Carlos Drummond Andrade e recebe o troféu pela sua atuação literária.


Em dezembro recebe o convite para ocupar a Cadeira número 30 da [12] Academia Luminescência Brasileira de Letras - ALUBRA, qual aguarda tomar posse em julho de 2016.


Também é indicada ao[13] [14] Prêmio Carlos Chagas pela atuação como Biomédica quando Coordenadora do curso de Biomedicina, pela Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara entre 2008 e 2011, quando inaugurou o Laboratório Escola de Análises Clínicas que atende aos alunos desta instituição atualmente.















Projetos criados pela Escritora, na época Coordenadora do Curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara entre 2009 e 2011.

Como Profissional da Saúde.

Na Instituição de ensino superior, na época de nome FAC (Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara). A escritora que atuava como coordenadora do curso e supervisora do Laboratório inaugurado em sua gestão, implantou inúmeros projetos quais lhe renderam a honraria e comenda por mérito, adquirindo o título de Comendadora. Dentre os Projetos, muitos extintos devido a sua saída em 2011 da instituição, estão:


- PROJETO MANÁ -
Projeto que visava a coleta, separação dos alimentos não perecíveis e montagem de cestas básicas para distribuição em massa a instituições beneficentes. Na ativa, o projeto agraciou várias instituições com centenas de cestas entregues. 








Alunos de Biomedicina e professores envolvidos com o projeto.


- PROJETO DOE VIDA -

Conscientização dos cidadãos barbarenses  para doação de Medula Óssea ao Banco de Sangue de Marília -  "FAMEMA" (http://www.famema.br/hemocentro/fale.htm). Envolvimento de voluntários e alunos da Faculdade Anhanguera sob coordenação do responsável do Hemocentro de Marília e a autora, na época, coordenadora do curso, supervisora do Laboratório e criadora do Projeto na Faculdade. 
O Projeto reunia milhares de doadores de sangue para posterior análise da histocompatibilidade, no Banco de Medula Óssea (HLA), estes doadores se encontram cadastrados no programa que tem por finalidade salvar vidas que se encontram acometidas de doenças como Leucemia. A ação teve um doador potencialmente compatível. 


Alunos de Biomedicina, professores, a autora/coordenadora da ação e o Hematologista responsável pelo Hemocentro de Marília.









- PROJETO SÁBADO BIOMÉDICO -









Biomédicos em ação na praça central da cidade de Santa Bárbara d´Oeste pelo projeto Sábado Biomédico.

- PROJETO EU FIZ O BEM -

Projeto criado pela autora, como Coordenadora de Projetos Sociais Institucionais entre 2009/2011, na mesma Faculdade. Tinha por objetivo coletar cobertores para posterior distribuição em Instituições de Caridade e também nas ruas. Devido ao envolvimento que causou adesão, a autora recebeu credibilidade entre as instituições. 






PRÊMIO A SER RECEBIDO EM 2016 PELA ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE ENTRE 2009/2011










Referências

*Dados deste artigo são uma compilação das entrevistas, citações e eventos realizados. Segue os links para redirecionamento.


Entrevista com a escritora Tereza Reche (em pt-BR) Cabine Cultural. Visitado em 2016-01-21. 


TEREZA RECHE – ENTREVISTA Nº 607. (em pt-BR) Selmo Vasconcellos (2015-08-19). Visitado em 2016-01-21. 


Tereza Abgail Reche | Escavador (em pt-BR) Escavador. Visitado em 2016-01-22. 


Gazeta da Semana | Dra.Tereza Reche gazetadasemana.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


Verificação de segurança necessária www.facebook.com. Visitado em 2016-01-21. 


Braslider 


Portal Novo Momento de Notícias. www.novomomento.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


Revista Bragantina On Line sites.google.com. Visitado em 2016-01-21. 


Félix Eventos & Cerimonial www.eustaquiofelixcerimonial.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


BRASLIDER HOME www.braslider.org. Visitado em 2016-01-21. 


Félix Eventos & Cerimonial www.eustaquiofelixcerimonial.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


itanhemfest, Eptacio Costa -. Itanhem Fest | ALUBRA dá posse a mais de 100 acadêmicos do Brasil e exterior; Zarfeg está entre os empossados www.itanhemfest.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


Félix Eventos & Cerimonial www.eustaquiofelixcerimonial.com.br. Visitado em 2016-01-21. 


Félix Eventos & Cerimonial www.eustaquiofelixcerimonial.com.br. Visitado em 2016-01-21.

http://biomedicinaanhanguera.webnode.com.br/bio%20a%C3%A7%C3%A3o%20social/