segunda-feira, 18 de janeiro de 2016




PACTOS CÓSMICOS
Escritora Tereza Reche




Pactos Cósmicos é um romance fictício, repleto de mistérios e assuntos como Ufologia e espiritualidade.
Tudo começa em uma Galáxia distante da nossa, onde dois seres ligados pelo espírito são enviados para suas encarnações, porém, diferente do que se planejara, se perdem na viagem e enquanto um deles é enviado à Terra, o outro permanece ciente de sua s missões. 
Dá-se início a uma busca frenética dos seres que, encontrando-se no Planeta Dharmim, tinham por responsabilidade guiar e auxiliar seus pares perdidos em Gaia - Planeta Terra. 
A cada reencarnação, os seres de Gaia tornar-se-iam gradativamente mais evoluídos em suas consciências, até por fim, reconhecerem seus companheiros dharmins, sua verdadeira missão e o porquê de aqui estarem. 

Prólogo




Em um planeta, distante há 30 galáxias da Via Láctea, denominado Aurean, seres de tom azul pálido, rostos triangulares e natureza pura, eram esporadicamente enviados para o planeta Terra, a fim de auxiliar os humanos em sua evolução. 
Chamavam esse auxílio de "Despertar". Esse envio era efetuado por ordem da Federação Galáctica, sistema este, composto de membros estelares como; Arcturus, Antares, Sírius, Plêiades, Procyon, Aldebaran, Vega, Regulus, Altair dentre outros planetas. 

Tinha por responsabilidade, manter a ordem de todas as galáxias e planetas espalhados pelo multiverso, organizar estratégias para restabelecer a Ordem Universal, desde que não interferissem no Livre Arbítrio. Poderiam apenas estabelecer linhas de destino baseadas, numa Lei Física Universal, conhecida como: Lei da Causa e Efeito. E caso os seres enviados em missão, não despertassem ainda assim, renasceriam novamente, retornando mais um ciclo encarnatório com a chance de despertarem dessa maneira. Esse ciclo seria repetido, quantas vezes fossem necessárias, até que, o despertar ocorresse e evoluíssem para partirem de volta ao lar de origem.
 
Porém, algo saiu errado por volta de 300 anos D.C, no planeta chamado de Terra Gaia. A falta de amor se triplicou, e os ensinamentos que o filho do Criador, o "Cristo" havia deixado, foram usados para benefício do orgulho e ganância dos que haviam sidos enviados para despertar os habitantes da Terra. Então, por ordem do Criador, a Federação foi conduzida a reformular os planos. A Lei Kármica seria agora também efetuada sobre os aureanos, seres que se deixassem contaminar com o materialismo, ou com os sentimentos egoístas e maquiavélicos dos humanos, também seriam obrigados a reencarnar até compreenderem sua real missão, a de trazer o despertar para Gaia, e a evolução aos humanos. Isso se daria para o estabelecimento de um segundo, e maior plano; o da renovação planetária.
Porém, milhares de anos se passavam, e um conglomerado de ciclos reencarnatórios se repetia o que fez com que, a Federação Galáctica decidisse por outro plano nos Universos Paralelos. Este tinha por intuito, enviar pares dos mais perfeitos aureanos, em pureza, compaixão e verdade, altamente selecionada, quais nasceriam exatamente para essa missão cujo nome era; Missão Dharmim- Gaia. 
Segundo o plano da Federação, os mais amáveis, frágeis e compassivos, seriam enviados para o planeta Dharmim, onde os habitantes nasciam e viviam inundados de amor e profundamente conectados aos seus pares enviados à Gaia. Estes eram os guerreiros, fortes e decididos, envolvidos por uma índole inabalável, prontos para recusar toda contaminação terrena, afinal, foram gerados para isso. Enquanto os enviados à Gaia viessem, em meio à missão, desistir diante das dificuldades - pois não se recordavam quem eram -, os habitantes de Dharmim ressoariam melodias curativas até suas almas, e os manteriam renovados para darem continuidade a sua missão. Este era o plano perfeito, seres aureanos guerreiros lutando a favor dos humanos e sua evolução, seres aureanos vivendo no Planeta Dharmim, cuidando dos companheiros guerreiros... Dentre os humanos, muitos aureanos perdidos seriam despertos, e posteriormente, findariam ao evoluir, seu ciclo encarnatório finalmente voltando à Aurean. Não se tratava de uma missão apenas restrita aos aureanos, pois muitos seres intergalácticos se encontravam perdidos em Gaia.
Muitos seres, assim como os de Aurean, eram enviados para despertar seus irmãos estelares. Porém, muitos se envolviam com as paixões e cobiças da terceira dimensão, e isso, os aprisionava no infinito ciclo encarnatório. A Missão para o grande Despertar havia sido subdividida, onde os aureanos pertenciam à "Missão Dharmim-Gaia". Essas missões teriam seu término 2019 anos após a partida do grande Avatar Crístico, o filho do Criador. No ano limite, se os esforços de todos os enviados estelares, conhecidos pelo Planeta Terra como seres celestiais, alcançassem sucesso, a terceira grande Guerra Mundial seria abortada. Guerra esta, estimulada por seres também estelares, mas de intenção maligna e egoísta, com o fim de apoderar-se do último Planeta suscetível à escravidão, no caso, Terra Gaia. Essa suscetibilidade era devido à intenção íntima da natureza humana, que muito se assemelhava às destes seres estelares, conhecidos em Gaia como "anjos maus", ou ainda "anjos caídos".

A facilidade em aprisionar a humanidade, se dava à confusão entre o que o espírito desejava, e o que a carne ansiava... Vícios, paixões desenfreadas denominadas de pseudo amor, cobiça e ódio, eram as armas emocionais mais simplistas, porém de resultado inimaginável contra esses seres, frágeis e de mentes facilmente manipuláveis. O plano dos seres mal intencionados era; transformar a realidade estelar em ficção, e a ilusão de que humanos eram, únicos e mortais, em fato verdadeiro... Unindo-se às instituições poderosas, quais manipulavam mente e alma dos seus seguidores, infiltraram-se desde o século IV D.C. Primeiramente nas religiões e na política, auxiliaram posteriormente na tecnologia, e finalmente no século XX, fortalecidos pela vibração obscura do próprio Planeta Terra, governaram a mídia. Essa estratégia fecharia o ciclo de um árduo trabalho contrário à Missão Gaia, ordenada à Federação Galáctica pelo próprio Criador do Multiverso!
Esta é uma ficção, permeada de fatos óbvios, porém uma ficção... Uma história entre dois seres, enviados a Terra para cumprirem a grande Missão Gaia... O que os uniria? Seriam unidos por um pacto cósmico!


sábado, 16 de janeiro de 2016



2016 ANO DE REALIZAÇÕES 




O ano de 2016 iniciou com boas novas! Postei recentemente o Evento de entrega do Troféu Carlos Chagas, para os profissionais que se destacaram na área da Saúde.






************************** & *************************


Finalmente, nesta última semana recebo o maravilhoso convite para ocupar a Cadeira número 30 da Academia de Letras de Araraquara! 

O evento se realizará aos 16 de Julho de 2016 na cidade de Araraquara-SP.


Meus agradecimentos a EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX e ACADEMIA LUMINESCÊNCIA BRASILEIRA - ALUBRA, pelos honrosos convites e aos colegas escritores e agentes literários, quais foram responsáveis pela minha indicação. 

Sobre a arte e o lucro da escrita 

"Literatura não é vendas... Literatura é arte; e arte é para poucos" - Escritora Tereza Reche

Sobre venda dos Direitos Autorais

"Não se vende um filho, ao menos que este nada lhe importasse" - Escritora Tereza Reche





ESCRITOR ALMEJA SUCESSO?

Minha primeira obra foi escrita aos meus 8 anos. Hoje aos 40 anos de idade reflito a arte da escrita. Escrever transcende o raciocínio, é como uma forma de 7º sentido, o mais intenso e fugaz talvez. A alma dos escritores é montada a base de insights, sofrimentos e desassossego. 
É um amontoado, um Egrégora de utopias e esperanças naquilo que se sabe, não há de ser decerto. É nesse fio ínfimo que andamos, dançamos e adormecemos desde a primeira até a última sílaba escrita. 

Se algum escritor escreve sem dor, não é escritor... talvez um empreendedor ou ainda um criativo ser que por acaso rabiscou papeis em branco. Ser escritor não se trata de teclar ou riscar letras num papel.
Os que não o são pensam assim, mas o escritor de fato bem sabe o que é.
Não importa morrer de fome ou ainda pouco ser conhecido. O importante é o Reconhecimento, do latin "conhecer novamente". Ou seja, após minuciosa avaliação e procedente aprovação. Pois conhecer por conhecer se conhece qualquer ser. 

Escritora Tereza Reche




terça-feira, 29 de dezembro de 2015


Resenha 
DELÍRIOS DE CASSANDRA


Nas profundezas da mente de uma jovem mulher, duas vidas relutavam inseridas num corpo. Cassandra Fênix era filha de um psicanalista milionário, viúvo e desiludido. Casada e mãe de um jovem rapaz de 15 anos, ela vive entre duas dimensões sendo que jamais consegue entender qual delas, de fato é sua realidade. Aos poucos, Cassandra percebe que não se trata de real e irrealidade, porém, de paralelismo, onde se vive o mesmo agora noutra dimensão...  
O leitor será instigado a analisar os labirintos da mente de Cassandra, vivenciando suas viagens astrais, encontros inusitados com aquilo que neste mundo apenas sentimos, mas noutro veríamos, tocaríamos e vislumbraríamos criar vida! Onde o amor tem forma, a dor nos transforma e o ódio nos dilacera com força. 
Os monstros são reais, seus egrégoras tanto quanto...  
Sua vida doce de esposa rica e protegida, não passava de vestimenta de 3ª dimensão... Mas era em seus delírios, ou não, que a verdadeira face de Cassandra surgia. E no lamaçal de suas dores, de suas culpas e agonias, que o universo interno daquela mulher a destruiria.!
Mas afinal? Qual deles era o real? Ou não passavam apenas de delírios?...

Escritora Tereza Reche

domingo, 20 de dezembro de 2015



Que sorriso insolente toma-me de vez em quando.
Que arrepio irremediável arrasta-se pela pele sem que eu preveja.
Que sonda-me, ronda-me... Está sempre ao lado, ao redor... Espreita-me.
Avise-me, conta-me tudo e descreve-me cada fato mesmo que doloroso, mesmo que não deseje saber.
Minuciosamente em cores, vozes, sons, cenas e claridade do momento em que ocorrem!
Que me transborda daquilo que desejo, mas não possuo no tempo em que quero ou, de quem gostaria de ter...
Que me traz para si sem que eu possa fugir, e não o vejo ali!
Que desejo incontrolável de escrever me faz sentir, o que nunca deveria e, restrinjo-me quase sempre...
São essas e outras coisas que causa em mim, mas que eu busco conter.
Pois se não o fizesse, seria definitivamente como um veneno de sabor suave e adorável...
Veneno fluido de perfume viciante, um azedo-doce, escorregadio, túrgido, túrbido e morno.
Mortal, principalmente para mim!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


Entrevista cedida à blogueira literária Ceiça de Carvalho, autora do site "ARCA LITERÁRIA"
10 de Dezembro de 2015








                                                                                                                   
Ceiça Carvalho
Blogueira e Autora do Site ARCA LITERÁRIA 



Tereza Reche, fale-nos um pouco sobre você.

Dei início a minha vida literária aos 8 anos, escrevia desde histórias em quadrinhos até finalmente aos 12 anos concluir meu primeiro romance histórico.

Entre o ano de 1988 e 2000, escrevi três romances e uma antologia, ingressei na Facu
ldade de Biomedicina em 2001, e a partir de então após formação na área profissional, trabalhei em laboratórios clínicos e hospitais, até finalmente em 2008 ingressar na docência de Ensino Superior.

Na Faculdade Anhanguera atuei como Coordenadora do curso de Biomedicina entre 2009 a 2011, onde implantei projetos e um Laboratório Escola que hoje recebe os alunos estagiários do curso de Biomedicina.

Publico em 2012 a trilogia histórica intitulada ARMADILHAS DE UM TEMPO, em 2013 o romance místico O SILÊNCIO DE EULLER, em 2015 o romance histórico DITADURA DE CORAÇÕES. Todos pela Editora PerSe de maneira virtual.

O que você fazia/faz além de escrever? De onde veio a inspiração para a escrita?

Biomédica por profissão, respondo em Laboratórios de Análises Clínicas. Já atuei na docência de ensino superior e médio nas áreas biomédicas e exatas, atualmente atuo na área da saúde.
Qual a melhor coisa em escrever?

O momento da pesquisa, do mergulhar em novos conhecimentos e descobertas. Quando investigamos a história, a geografia ou qualquer outro instrumento necessário para dar continuidade a nossa criação, estamos abrindo um fractal de conhecimento único desse cenário só nosso.

Você tem um cantinho especial para escrever?

Meu quarto sem dúvida é sagrado, ali eu me inspiro, eu vivo, eu reflito e gero todos meus personagens e livros. Não me lembro de tê-los escrito fora de onde adormeço e desperto.
Qual seu gênero literário? Já tentou passear em outros gêneros?

Sempre foquei no romance histórico, ARMADILHAS DE UM TEMPO foi minha melhor obra. Uma trilogia de aproximadamente 2000 páginas que aborda questões político religiosas do século XVI. Sim, tentei o gênero contemporâneo no romance espírita O SILÊNCIO DE EULLER, dentre outros.
Fale-nos um pouco sobre seu(s) livro(s). Onde encontra inspiração para título e nomes dos personagens?

ARMADILHAS DE UM TEMPO: É um romance histórico, então permeia fatos verídicos enquanto mescla fatos fictícios. Há muitos personagens reais como Calvino, João Knox, Miguel de Servet dentre outros, como os que criei como Esteban Delmar e Catalina Laguna. A trilogia conta desde as primeiras décadas da Reforma Protestante em 1536 até 1598 no grande Édito de Nantes na França. Muita guerra, muita intriga, inquisição, santo ofício e huguenotes, são os temas principais do livro que gira em torno do líder huguenote Esteban e da ex noviça Catalina.

O SILÊNCIO DE EULLER: É um romance espírita, conta a história de um físico bem-sucedido e cético chamado Euller, que carrega um fantasma consigo desde os 15 anos. Uma bela garota lhe aparece sempre em sonho, banhada em sangue. Com o decorrer da trama, ele descobre que é a reencarnação de um rapaz chamado Daniel, ele e Dnajara, a garota de seus sonhos, haviam vivido um evento na década de sessenta que teria que ser resolvido. O romance alterna as duas encarnações nas 100 primeiras páginas.

DITADURA DE CORAÇÕES: Romance escrito para um concurso, portanto o único com menos de 500 páginas. Aborda a Revolução Constitucionalista através do romance avassalador entre o jornalista republicano Felipe Russo e a filha de um Tenente Coronel. Eles lutam arduamente em tempos de guerra para ficarem juntos, mas nada será tão fácil como eles imaginavam.

Sobre a inspiração…. É algo bem transcendental. Mágico. As ideias fluem de lados contínuos e quando percebo escrevi 70 páginas!
Qual tipo de pesquisa você faz para criar o “universo” do livro?

Quando estou inserida na história já há algum tempo, imersa mesmo, então a pesquisa parece fazer parte dessa imersão, está lá, pronta para ser usada de instrumento para dar continuidade. Então é feito buscas de artigos, livros se necessário, no caso de ARMADILHAS até a Torre do Tombo entive o cuidado de entrar em contato por e-mail, houve retorno, para trazer veracidade à história. Pesquisei anos por exemplo para escrever essa trilogia.
Você se inspira em algum autor ou livros para escrever?

Gosto da escrita minuciosa de Fiódor Dostoiévski, suspiro lendo os livros dele por sentir o que ele escreve. Seja o que for. É isso que pretendo atingir um dia, escrever de tal forma, que possam sentir a emoção naquele pequeno fragmento escrito.
Você já teve dificuldade em publicar algum livro? 

Sim.
O que você acha do novo cenário da literatura nacional?

Extremamente competitivo, crescendo exponencialmente em relação a quantidade de autores. Porém, quando se fala em conteúdo, ou ainda, em gênero literário o que se vê na verdade é o contrário. Se estratificarmos desde os gêneros que mais vendem, até os que sequer saem da livraria, veremos que o que temos hoje é um aumento sim literário em relação ao passado, porém, por produção. Não é algo feito de forma lapidada, original, são sim histórias muito boas, entretanto um novo modelo de literatura, não a que conhecemos, algo criado nos dias de hoje. Interessante, digno de apreciação e até admiração, mas não confundamos literatura deste século permeada de “inspirações muleta” onde se inspira na história do outro para escrever a sua, com a inspiração de essência, onde essa é tão somente advinda do seu autor. Acredito que trazemos muitos traços de nossos ídolos literatas, mas isso de longe significa o que se vê hoje na maioria das vezes.
Recentemente surgiram várias pessoas lançando livros nacionais, uns são muito bons, outros nem tanto, outros são até desesperadores, o que você acha sobre este boom?

Concluindo o raciocínio acima, é exatamente o que eu citei, há uma facilidade muito grande em publicar virtualmente hoje devido à internet. Como as Editoras, não todas claro, mas algumas, não se importam com a reputação do escritor, não o acolhem revisando seus textos dando-lhe auxilio. Simplesmente o deixam livres na plataforma, o que ocorre é que centenas de novos autores surgem por dia nessas plataformas, esses livros ficam totalmente perdidos lá pois geralmente pesquisamos no máximo algumas páginas. Ou seja, livros excelentes perdidos talvez, e livros péssimos nas primeiras páginas? Isso denigre a imagem da Literatura, por isso tenho comigo a teoria de que, a literatura que temos hoje, é um modelo totalmente individual e distinto da que carrega os grandes nomes da Literatura que conhecemos. Tanto pelos valores, quanto pela atenção que se dispõe a ela.

Qual sua opinião sobre os preços elevados dos livros nacionais?

É uma questão complicada, sobretudo muito relativa. O preço geralmente tem um histórico justificável desde a revisão, diagramação, arte, capa, impressão, número de páginas dentre muitos detalhes. E dentro de todo esse cenário mesmo variando entre um romance como o meu de 866 páginas e outro de 250 páginas, a editora não poderá distanciar tanto os valores para não assustar o leitor. Mesmo sendo nacional, mesmo sendo produzido aqui, não existe milagre. Escrever sai caro, ser escritor é caro!
Qual livro você falaria: “queria ter tido esta ideia”?

Tristão e Isolda. É um romance celta do século XII que desde a primeira vez que eu li, já o li várias vezes e já pensei nisso sim.
Se tivesse que escolher uma trilha sonora para seus livros qual seria? (nome da musica + cantor)

ARMADILHAS DE UM TEMPO: Álbum completo – Deuter

O SILÊNCIO DE EULLER : Haja o que Houver – Madreus

DITADURA DE CORAÇÕES: Anywhere – Evanescense

Já leu algum livro que tenha considerado “o livro de sua vida”?

O Idiota – Dostoiévski

Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?

Sim, alguns livros em andamento:

O CÁTARO – romance histórico

DELÍRIOS DE CASSANDRA – drama

CALENDÁRIO DA VIDA – romance

OS FILHOS DE BONACCI – suspense policial

MÓRBIDA SENTENÇA – (roteiro) suspense policial

PÁCTOS CÓSMICOS – ufos/ficção/romance

LIMPE MEU SANGUE- romance

INÚMERAS PALAVRAS II – ensaio poético

Você acompanha as críticas feitas por blogueiros nas redes sociais? O que você acha sobre isso?

Sim! Arduamente. Acho maravilhoso, leio resenhas, vejo o interesse dos leitores e respeito o leitor de uma forma quase sagrada! Então acompanho sim, e acho de extrema importância que se tenha muita integridade antes de decidir discorrer algum texto ao público. Por que quando você lê um blogueiro citando seu livro, o que achou dele ou criticando-o, você vê ali certa despretensão. Isso é confiável e necessário para o aprimoramento do escritor, é o termômetro para o aperfeiçoamento contínuo.

Se pudesse escolher um leitor para seu livro (escritor, alguém que admire) quem seria?

A escritora e poetisa Adélia Prado.
Qual a maior alegria para um escritor?

Escrever. Nada mais.
Deixe uma mensagem a nossos leitores e para aqueles que estejam iniciando no mundo da literatura.

Aos leitores, minha admiração, meu respeito e, sobretudo, minha inspiração e vidas em forma de personagens, cenários de guerras, romances, intrigas, medo e beleza. Aos que iniciam, entreguem sua vida à escrita de tal forma que não mais vivam sem ela. Só assim, saberão se realmente são escritores.



Escritora Tereza Reche