quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ENTREVISTA ESPECIAL 
  EUSTÁQUIO FÉLIX 

No próximo mês de Outubro, Itabira estará novamente em festa. Ocorrerá sob direção de Eustáquio Lúcio Félix, a entrega do Troféu Carlos Drummond Andrade 2015 edição Ouro. Estarão presentes personalidades dentre estas, literatas brasileiros e estrangeiros. Tive a honra de entrevistar o organizador e idealizador desta maravilhosa noite de glamour e premiação. Segue a matéria.



DRA. TEREZA RECHE - Qual sua atividade profissional antes de se tornar promotor de eventos?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Iniciei meu trabalho como promotor de eventos aos 18 anos de idade. Aos 10 anos iniciei um trabalho como mensageiro da Cia Telefônica de Itabira vindo posteriormente prestar um concurso para ingressar no SENAI onde obtive a 1ª colocação nos testes. Saindo do SENAI fiz um concurso para trabalhar no Banco Mercantil . Nesta época estudava  no período de segundo grau quando presidí o Diretório Itabirano de Estudantes que congregava  na ocasião dez mil estudantes. Logo após ingressei na Faculdade de Letras onde conclui o curso.  Foi nesta ocasião que me infiltrei na promoção de eventos criando os Destaques do Ano, o Festival de Arte em nível estadual, o Festival  Caipira e o tradicional Concurso    de beleza Rainha do Minério de Minas Gerais que perdurou durante 29 anos ininterruptos sendo interrompido por falta de patrocínio, além de memoráveis bailes nos principais clubes da cidade (Baile dos Anos Dourados, Baile da Blusa,Noite Italiana, Baile das mães e os concursos de beleza com conotação local-Glamour Girl, Rainha dos Estudantes e Mini Miss ). Ainda por cima militei profissionalmente na CEMIG – Cia Energética de Minas Gerais, Empresário no ramo alimentícios (Restaurante e fábrica de batatas fritas) e mensalmente colaborava como colunista dos principais jornais da cidade.




DRA. TEREZA RECHE- Como surgiu o interesse em prestigiar personalidades em Eventos Célebres como os que promove?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX -O interesse surgiu devido   a carência de valores da terra. Tinha os valores porém em número reduzido para um investimento de maior grandeza. A princípio era prejuízo em cima de prejuízo, mas no final valeu pela minha determinação em dar sequência as  pretensões. No início eram outorgados diplomas aos convidados, mas com o tempo achei que poderia valorizar mais os eventos criando troféus com o nome de personalidades de vulto como Carlos Drummond de Andrade (Destaques do Ano), Cecília Meireles (Mulheres Notáveis), Pedro Aleixo   (Personalidades Notáveis) e Carlos Chagas (Profissionais da Saúde), além de prestigiar os Jovens de Sucesso e as  Elegantes do Ano. Diante disto surgiu  o que eu mais desejava. Eventos de sucesso e ganhando conotação em nível nacional e internacionalmente.





DRA. TEREZA RECHE -  Já efetuou algum evento direcionado apenas a Literatura Brasileira em especial, surtindo a premiação      de escritores            suas obras, se não buscar algum foco específico voltado à esse segmento?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Ainda não efetuei, mas pretendo proceder desta maneira a partir do ano que vem. Ainda estou estudando qual a melhor maneira e o personagem para a finalidade.




DRA. TEREZA RECHE -  Como são selecionadas as personalidades e indicações dos eventos qual promove?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX -Através de pesquisas e indicações de valores ligados ao mundo literário, empresarial, político, jornalístico não deixando de lado as redes sociais onde detectamos o perfil daqueles a serem convidados.




 DRA. TEREZA  RECHE - Qual evento inesquecível do qual já participou ou promoveu? Por quê?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - A vinda do cantor Roberto Carlos em Itabira. Me taxaram de louco na época ao assinar um contrato milionário  sem ter nenhum dinheiro no bolso. Me deram um prazo curto para que eu pudesse quitar 50% do valor contratual    e eu acreditei que neste período iria alcançar aquele objetivo. Para mim foi um momento inesquecível conseguir esta proeza devido ao grande prestígio que o Roberto tinha e tem até hoje.Foi um tremendo sucesso com um público de 25.000 pessoas.





DRA. TEREZA RECHE - Sendo eu escritora, não poderia deixar de questionar, quais os escritores você admira? E qual obra julga inesquecível?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - São vários e vários, e sou bastante eclético quanto a isso. Gosto de uma história bem contada, e, portanto, não poderia esquecer de meus autores favoritos na infância, como Monteiro Lobato e José Mauro de Vasconcelos. Mas hoje, leio desde Clarice Lispector, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Ruy Castro e Fernando Morais, vários outros. Enfim, não existe uma preferência, mas admiro todos aqueles que me tragam prazer na leitura e conhecimento. Da mesma forma, não tenho obras inesquecíveis. Todos os bons livros são inesquecíveis, pois todos eles enriqueceram minha vida e me trouxeram argumentações e elementos, em minha vida profissional ou pessoal.



DRA. TEREZA RECHE -  Qual personalidade premiada em um de seus eventos que mais lhe emocionou em todos estes anos?  

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Saulo Laranjeira dos Programas Arrumação e da A praça é nossa que interpreta o personagem deputado João Plenário. Nunca imaginava que ele fosse aceitar convite . 



DRA. TEREZA RECHE -  Qual sua maior utopia diante da realidade da Arte nos dias atuais?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Sou colunista social , cerimonialista e realizo trabalhos sociais.. Diante da realidade atual, tanto aqui, quanto em outras partes do mundo, ter utopia tornou-se um ponto fora da curva, pelo menos em minha área. Talvez pudesse dizer que a grande utopia de um adepto dos trabalhos sociais seria uma melhor distribuição de renda no mundo, mas, realistas como somos e observando o que se desenrola neste século XXI, não há como sequer sonhar com isso, ainda mais num mundo capitalista como vivemos. Nada contra o capitalismo; pelo contrário. Mas apenas acho que ele nos traz a realidade nua e crua, e restringe o espaço para utopias.



DRA. TEREZA RECHE -  Qual mensagem de incentivo você daria aos novos poetas, artistas e personalidades que desejam um dia fazer parte de um evento tão honroso como os que promove.

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - O trabalho poético e artístico quando tende para um lado da perfeição ele cria personalidades no mundo bem abrangente em suas categorias criando intuições que são  as percepções do invisível, formando inspirações sublimes e mais complexas, porque elas são as propriedades de nossa alma ao reagir e transcender aos estímulos de pensamentos, emoções e sentimentos. Desta maneira ele se transforma num poeta de extrema inspiração, sonhando, amando, pensando e criando grandes e sutis emoções verdadeiras. Quando estas qualidades estão em plena emersão ele deve colocar em prática as suas intenções em mostrar os trabalhos transformados em livros para demandar em grande sucesso galgando os louros  de uma vitória que o consagrará com grandes premiações nos setores literários.  Portanto sejam simples e objetivos: Escrevam, escrevam, escrevam, e levem sua mensagem ao mundo. Só isso, e todos seremos mais felizes.




DRA. TEREZA RECHE - Qual sua agenda para 2016,para que todos possam de antemão acompanhar através deste Blog os eventos e sua repercussão no mundo publicitário e artístico?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Dia 07 de maio teremos o 18º evento Mulheres Notáveis com a outorga do Troféu Cecília Meireles, o 17º evento  Personalidades Notáveis com o Troféu Pedro Aleixo e a 9ª edição dos Profissionais da Sáude-Troféu Carlos Chagas.
Já no dia 22 de outubro teremos o 51º evento Destaques do Ano Troféu Carlos Drummond de Andrade, e possivelmente iremos encerrar o trajeto da premiação Jovens de Sucesso e Elegantes do Ano introduzindo no lugar uma personalidade marcante da literatura nacional. Este será exclusivo para escritores, poetas e artistas. Para a escolha do nome iremos utilizar a rede social para coletarmos sugestões da personalidade de maior repercussão para elaborarmos o troféu .  



DRA. TEREZA RECHE - Quais as Personalidades que serão homenageadas no próximo Evento Carlos Drummond de Andrade  2015? Qual o impacto dessa premiação para cada artista prestigiado?

EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX - Só teremos uma definição exata dos homenageados no dia 10 de outubro , mas adiantamos que existe um leque de escritores renomados e ativistas culturais que estarão presentes onde podemos de antemão citarmos :


Nome do homenageado (cidade representada)

Ilda Brasil (Porto Alegre-RS)
Odenir Ferro (Rio Claro-SP)
Edvaldo Rosa (São Paulo)
Roberto Ferrari (Carapicuiba-SP)
Neusa Mendonça (Marília-SP)
Ricardo Cavalcanti (Juiz de Fora-MG)
Maria Helena Guedes (Vitória-ES)
Márcia Kanitz (Rio de Janeiro)
Tereza Reche (Santa Bárbara do Oeste-SP)
Nalva dos Santos Dias (Lagarto-SE)
Grecianny Carvalho Cordeiro (Fortaleza-CE)
Ceres Marylise (Itabuna-BA),Alberto Slomp (São Paulo)
Yara Franco (Araraquara-SP)
Janderson Gomes (Brasilia-DF)
Rita de Cássia Amorim Andrade (Teresina-Piauí)
Emmanuelle Emmanuelle (Ourinhos-SP)
Antônio Navarro de Andrade (Valparaíso-Goiás) 
Cláudia Lopes (Londrina-PA)
Rose Correa (Curitiba-PA)
Sônia Nogueira (Fortaleza-CE)
Raquel Martinez Martinez (Montevideo-Uruguai)
Maria de Lourdes Schenini Rossi Machado (Porto Alegre-RS)
Angela Aguiar (Heliodora-MG), Beatriz Fiquer (Atibaia-SP)
Cecília Souza (Manaus-AM) Clério Borges (Serra-ES)
Edy Soares (Vitória-ES) dentre outros.




















Quanto ao impacto provocado vejo os prêmios de duas formas, que se combinam e se agregam. De um lado, o reconhecimento por todo um belo e correto caminho percorrido, uma láurea que deve ser curtida e amada. E, por outro, uma potencialização da responsabilidade, pois, mais do que nunca, o ganhador de um prêmio torna-se exemplo. Se de um lado, será admirado, por outro será cada vez mais cobrado, e, no mundo atual, as pessoas sempre aguardarão uma outra obra-prima, o que nem sempre será possível. Um prêmio é, ao mesmo tempo, um êxtase e uma angústia; e administrar o equilíbrio entre esses dois pontos extremos se torna uma arte, a arte de viver.


DADOS BIOGRÁFICOS
EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX
ITABIRA – MINAS GERAIS


Há  50 anos, festas e promoções sociais em Itabira e região possuem uma grife: Eustáquio Félix. Seus eventos são marcados por profissionalismo, sofisticação, extrema organização e – como não poderia deixar de ser – muita fartura. E no Brasil, não há festa sem fartura. Sob sua organização surgiram eventos memoráveis, como o consagrado internacionalmente Destaques do Ano com a outorga do Troféu Carlos Drummond de Andrade desde o ano de 1989 ocupando hoje a 50ª edição sendo considerado o mais tradicional do gênero no Brasil, além do Mulheres Notáveis com o Troféu Cecília Meireles já na sua 17ª edição, Profissionais da Saúde com a láurea Troféu Carlos Chagas em sua 8ª edição, Personalidades Notáveis com o Troféu Pedro Aleixo que atingirá sua 17ª edição, Jovens de Sucesso já  na 16ª edição e as Elegantes do Ano em sua 8ª edição. Quando presidente do Diretório Itabirano de Estudantes realizou três Festivais de Arte em nível estadual, além do memorável certame de beleza Rainha do Minério de Minas Gerais que envolvia 40 cidades mineiras com suas candidatas desfilando em trajes de gala e maiô. Este evento perdurou 29 anos consecutivos encerrando o seu ciclo  por motivos profissionais. Produziu também quando diretor do Clube Atlético Itabirano  a mais requisitada festa da cidade no mês de junho “ O Festival Caipira “ que envolvia shows sertanejos, torneio de quadrilhas e barraquinhas de comidas típicas. Por mudança de diretoria no clube o festival durou apenas 05 anos o que veio rechear de tristezas os seus adeptos. Mineiro de Itabira-MG militou ainda por muitos anos, em clubes da cidade nas mais variadas funções desde Diretor Social até vitorioso técnico de Futsal. Militou também como colunista nos principais porta-vozes da cidade envolvendo jornais,revistas e rádio. Formado em Letras pela Fachi em Itabira Eustáquio Félix  sempre promoveu e honrou a sua cidade. Suas promoções ganharam projeção dentro e fora do país, além de propiciar, para Itabira, um fluxo turístico com todos os benefícios daí decorrentes. Eustáquio Félix sempre solícito em cerimoniais da cidade e região pretende continuar trabalhando na promoção de festas e eventos levando a Itabira, Minas , ao Brasil e ao mundo a alegria , o calor humano e a magia da festas, dos prêmios e das confraternizações.  













Escritora Tereza Reche