terça-feira, 8 de março de 2016




- ENTREVISTA COM AUTORES X -
POR TEREZA RECHE

J. C. Zeferino

A décima entrevista da Coluna Entrevista com Autores, traz o escritor J. C. Zeferino. Na literatura da atualidade, com Nirvana – Viagem ao centro da alma, J. C. Zeferino se firma como escritor de peculiar talento. Os prêmios que a ele têm sido meritoriamente conferidos (em inúmeros concursos literários, merece mencionar o concurso promovido por importante rede de rádio, Transamérica FM sediada em São Paulo, em que seu roteiro baseado no filme Náufrago foi adaptado a uma radionovela indo ao ar, em 2001, para mais de um milhão de ouvintes, levando o autor para Londres) falam por si. Estudou cinema na FAM, fórum áudio visual do Mercosul onde seu trabalho (conto Bailarina, roteirizado) é reconhecido e elogiado pelo diretor e senador argentino Fernando Solanas, ganhador de vários prêmios internacionais de cinema. E concluiu curso de cinema pela Universidade Wesleyan, EUA. Membro fundador da academia de Filosofia de Criciúma. 

Concorreu a vaga deixada por Zélia Gatai na Academia Brasileira de letras (ABL) em 2008, junto a Ziraldo e colegas. 


Concorreu junto a escritores de 136 países com sua obra Nirvana Viagem ao Centro da Alma no Concurso Internacional Top Spiritual Author EUA. 

Autor do romance de comédia futurista, Zizz e a Mulher em Pó e do conto O Menino Arco-Íris. 

Facebook do autor João Carlos Zeferino: https://www.facebook.com/joaocarlos.zeferino.1




TEREZA RECHE
Como e quando o sr(a) iniciou sua carreira, e o que o levou a isso? 

J.C.ZEFERINO
Comecei escrevendo histórias em quadrinhos. Criava novos personagens, super-heróis. Desenhava e escrevia tudo a mão, preenchia grandes cadernos com essas histórias que o pessoal do colégio adorava. Passava de sala em sala para o pessoal ler. 

TEREZA RECHE
Cite suas obras e onde encontrá-las por gentileza. 

J.C.ZEFERINO
Nirvana Viagem ao Centro da Alma. Zizz e a Mulher em Pó e O Menino Arco-Íris. Todos podem ser adquiridos diretamente comigo através do meu face: João Carlos Zeferino. 

TEREZA RECHE
A Literatura há alguns anos, vem tomando novo corpo, a tecnologia propiciou isso. Publicações virtuais, facilidade em se auto publicar, dentre outras vias. Ao seu ver, como escritor da atualidade, esse cenário é de fato benéfico à Literatura, ou precisamos rever nossos conceitos? 

J.C.ZEFERINO
Acredito ser benéfico, pois como facilitou a auto publicação, sempre se encontra bons talentos. Por outro lado, o leitor tem de garimpar um pouco mais pela enxurrada de pseudo autores que entra no mercado diariamente. Que tem talento permanecerá, com certeza. 

TEREZA RECHE
Qual escritor admira? E qual escrita aguça sua curiosidade literária? 

J.C.ZEFERINO
Admiro Júlio Verne, meu autor desde a infância. Depois conheci o trabalho de Douglas Adams, Cecília Meireles e Machado de Assis. 

TEREZA RECHE
Como você avaliaria a literatura que se encontra no ranking dos melhores e mais vendidos? 

J.C.ZEFERINO
Existe obrigatoriamente que se seguir critérios para a criação literária? Justifique-se. 

TEREZA RECHE
Como profissional literata, ao criar um novo livro, você exerce a escrita racional ou permite que a inspiração flua de maneira livre? 

J.C.ZEFERINO
Flua livre 



TEREZA RECHE
O que você, na pele de leitor, jamais leria? 

J.C.ZEFERINO
Biografia da Claudia Leite 

TEREZA RECHEEscritor incondicionalmente o sendo por amor. Existe? 

J.C.ZEFERINO
Sim, como qualquer profissão. Professor por exemplo. 



TEREZA RECHE
Por que na sua opinião, certos gêneros, por mais interessantes que pareçam ser, não vendem no mercado atual literário? 

J.C.ZEFERINO
Falta divulgação para o público alvo. 

TEREZA RECHE
Em que está trabalhando atualmente (livros)? 

J.C.ZEFERINO
Estou concluindo a sequência de Nirvana e mais alguns livros, aguardem novidades. 

TEREZA RECHE
De suas obras, qual sente maior apreço e qual sua sinopse resumida? 

J.C.ZEFERINO
Difícil escolher entre um deles, hum, bom vou dizer o Nirvana, vai, mas gosto muito do Zizz e a Mulher em Pó, também. Nirvana tem a maior aventura de magia e amor jamais contada até agora. Um canadense, totalmente avesso a ideia de que exista algo como magia, é jogado, literalmente neste mundo mágico. Ali por descuido e imaturidade ele acaba libertando uma poderosíssima e sombria força das trevas. Agora tem de limpar a sujeira, vai ter de suar muito, até tornar-se (ou não) um Mago da Luz e tentar derrotar o poderoso antagonista da história. No meio disso tudo ele acaba encontrando o amor de sua vida 

TEREZA RECHE
Deixe sua mensagem aos leitores e colegas de profissão. 

J.C.ZEFERINO
Lembrem-se que somos todos interconectados, se você não apoiar e valorizar seus colegas, estará desvalorizando a si próprio. Desejo muito sucesso a todos os colegas escritores. Que escrevam para que suas histórias alegrem, surpreendam e motivem seus leitores. 

TEREZA RECHE
Quais seus planos para 2016 em relação a sua vida literária? 

J.C.ZEFERINO
O melhor possível.

Caro João Carlos Zeferino, foi um prazer tê-lo no Blog 
POR TEREZA RECHE. 






4 comentários:

  1. O que posso dizer sobre o escritor João Carlos Zeferino que agora desfruto da obra, senão: Impactante! Audacioso! Cativante! Futurista! Fantástico! João #Hollywoodprecisadevocê! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o seu nome mas muito obrigado pelos adjetivos que referiu as minhas obras. ;)

    ResponderExcluir
  3. Fã incondicional das obras de J. C. Zeferino!!! Três histórias diferentes e completamente cativantes!! Mistério/magia em Nirvana; uma deliciosa comédia romântica, com Zizz e a Mulher em Pó, e a ternura de O Menino Arco-Íris, uma história de inclusão, atualíssima!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei teu comentário, muito obrigado ;)

    ResponderExcluir