sábado, 5 de março de 2016


Estudo sobre os CHACRAS 


O CHAKRA GÁSTRICO 

(OU PLEXO SOLAR)





Está situado na altura do umbigo. Possui dez pétalas ou pás, e supervisiona todo o aparelho digestivo e as funções hepáticas. Relaciona-se no físico com as glândulas supra-renais, pâncreas, fígado e estômago, e no extrafísico com os centros cardíaco e laríngeo.

Seu trabalho é importante, porque absorve da atmosfera para o corpo todos os elementos que vitalizam o sistema digestivo, ajudando na sua assimilação e no metabolismo alimentar. 

Atua sobre as emoções e sobre a sensibilidade, atuando como ponto de impacto das agressões emotivas no plano físico e extra-físico.

O plexo solar é uma força de natureza emocional fortemente influenciada pelos desejos e pelos nervos sensitivos do tato. Assim, o plexo solar é o "cérebro" pelo qual reage o reino animal; semelhantemente à consciência de uma grande parte das pessoas pouco evoluídas e dos aspirantes sobre a senda, está fundamentalmente polarizada no centro solar.

Está associado ao poder pessoal do indivíduo, sua autoconfiança. Egocentrismo, manipulação, ânsia pelo poder são sensações negativas ligadas a este centro.
A grande tarefa encontra-se em transferir as energias do centro solar para o cardíaco. Localizado entre os chakras inferiores e os superiores, o solar é um centro de síntese onde se reúnem as energias dos centros inferiores que devem ser elevadas; é o ponto de fusão entre as energias da personalidade e as da alma. O indivíduo pode optar pelo desenvolvimento espiritual, buscando elevar a consciência a níveis superiores, ou pode preferir mantê-la unida aos centros inferiores, o que o tornará egoísta, egocêntrico, hipersensível, angustiado, etc. As doenças de fundo emocional, geralmente causadas pelas frustrações e inibições, encontram nele sua causa. Também os males do estômago, do intestino, as perturbações hepáticas, etc., decorrem de perturbações no centro solar.
Na vida de uma pessoa comum, o umbilical é provavelmente o centro mais importante e mais ativo, uma vez que está extremamente envolvido com a vida emocional. Ele é ativo numa pessoa com desejos intensos, e desempenha um importante papel na projeção da energia pessoal. Por esse motivo, quando o estresse ou problemas emocionais afetam o sistema digestivo, ocorrem distúrbios na região do plexo solar.
Quando ativado permite que a pessoa perceba os sentimentos alheios, tais como a benevolência ou hostilidade
E através deste centro que a maior parte dos médiuns "incorporadores" operam. Nele são realizadas as ligações dos fios fluídicos dos espíritos sofredores ou obsessores com o médium, nas seções mediúnicas. A entidade, ainda animalizada e, portanto, com predominância de fortes emoções, é colocada por trás do aparelho mediúnico e do seu centro gástrico, ligando um fio de matéria astral ao centro umbilical do médium. Ao ser feito este contato, o médium passa a sentir, de imediato, todo o conjunto de sensações e emoções do desencarnado - dores pelo corpo, falta de ar, tristeza, choro, aflição, raiva, medo, vontade de brigar, frio, calor, etc. Essas sensações refletem-se no cérebro, sendo pensadas ou expressas verbalmente pelo espírito comunicante, acontecendo, então, a comunicação.
O chakra gástrico tem estreito relacionamento com os chakras do coração e da garganta. A ligação com um médium equilibrado ajuda o espírito comunicante, pois ao mesmo tempo em que o sistema alterado da entidade passa para o aparelho mediúnico, a calma e o equilíbrio do médium escoam através do mesmo fio de ligação para o desencarnado em desequilíbrio, levando calma e alívio aos seus sofrimentos.
Há indivíduos que têm este centro aberto naturalmente, definidos estes como médiuns espontâneos, a quem cabe educar o controle do mesmo. O plexo solar também está envolvido em inúmeros tipos menos desenvolvidos de clarividência.


O CHAKRA LARÍNGEO






Em sânscrito, denomina-se Vishudda, que significa purificar. Situa-se na base e atrás da garganta, na nuca, na junção da espinha dorsal e da medula espinhal alongada. É representado por um lótus transparente, com dezesseis pétalas (ou pás) de cor violeta-acinzentada. 
Corresponde à glândula tireóide, relacionando-se também com os plexos nervosos da faringe e da laringe. Relaciona-se com a respiração, pulmões, brônquios, laringe, faringe, ouvido, boca, cordas vocais e a voz, presidindo as atividades do timo, da tireóide e das paratireóides, estando ainda, associado ao sistema nervoso parassimpático.
É a sede da comunicação, da auto-expressão, sendo sensível a qualquer emotividade física, psíquica ou espiritual. Nesse centro repercutem as vibrações sonoras e também a endofasia (linguagem mental ou interior) de nosso corpo espiritual. Junto com o centro coronário o e centro frontal, forma a chamada tríade superior.
O desenvolvimento desse centro apura não só a emissão da voz, que se torna agradável e musical, como ainda a pronúncia das palavras, que se torna mais perfeita e apurada nas pessoas mais evoluídas. Ele é mais brilhante e se move mais rápido nos cantores e nas pessoas com prática de falar em público. Ele também é proeminente nas pessoas envolvidas em qualquer tipo de trabalho criativo.
Mediunicamente, este centro relaciona-se com a psicofonia e com a devoção religiosa. É através do laríngeo que se faz a ligação dos fios fluídicos do espírito comunicante ao médium psicofônico, na chamada "incorporação completa", falante, quando o médium reproduz, por vezes, a voz do espírito, seu sotaque e, em alguns casos, a língua original do comunicante, desconhecida pelo aparelho mediúnico (xenoglossia).


O CHAKRA CARDÍACO



Está localizado na altura do coração, na região pré-cordial, entre as omoplatas. É composto por doze pétalas ou pás.

Relaciona-se com o coração, pulmão, sistema circulatório e com a atividade cardiovascular. Governa o sistema circulatório, preside a purificação do sangue nos pulmões e o envio de oxigênio e fluido vital a todas as células, por meio do sistema arterial. Controla, ainda, as pulsações do músculo cardíaco. Tem relação com o timo e, através deste, com o sistema imunológico. Serve de ponte entre a tríade inferior (centro genésico, esplênico e gástrico) e a tríade superior (centro laríngeo, frontal e coronário). Sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral, interagindo na vida emotiva - emoção, sentimento, amor, afeto, ódio, caridade, devoção religiosa. Quando desenvolvido, permite sentir as alegrias ou tristezas do próximo. O centro cardíaco registra a qualidade e o poder do amor na vida do indivíduo. Se ativado, confere a capacidade de amar incondicionalmente, despertando o amor altruísta, o amor universal, capaz de levar tais sentimentos a todos os seres criados em qualquer plano.
Desempenha papel básico na capacidade de manifestar e receber amor, sendo fundamental na expressão do amor sob quaisquer formas: fraternal, afetivo, espiritual ou por si mesmo, no indivíduo. A nível psicológico, lida com as emoções que unem os indivíduos nos diversos relacionamentos amorosos, envolvendo a compaixão e a empatia. Está relacionado com a percepção extra-sensorial. É através deste centro que os guias ou mentores espirituais se aproximam, sobretudo nos trabalhos de passes e curas e em todos os que concorrem sentimentos de amor e fraternidade. Este é o centro que vibra mais fortemente quando sentimos simpatia, empatia, amor, piedade ou compaixão por nossos semelhantes. O centro cardíaco é também utilizado pelos espíritos para os efeitos físicos. Atuando na corrente sangüínea produz mais abundância de plasma, exteriorizando-o (ectoplasma) pelos orifícios do corpo do médium (boca, nariz, ouvidos, olhos, sexo, uretra, ânus e, às vezes, pelo umbigo). Quando alguém transforma os desejos e paixões pessoais no amor e compaixão universais por seus semelhantes, o coração transforma-se no foco das energias que se concentravam anteriormente no plexo solar. Quando as ligações dos chakras cardíaco e coronário são fortalecidas, resulta em um estado de verdadeiro equilíbrio no corpo, pois o centro cardíaco é de fato o ponto de integração de todo o sistema de chakras, tendo por conseguinte um importante efeito global de equilíbrio. Portanto, o centro do coração atua como um fator fundamental da transformação espiritual.



O CHAKRA ESPLÊNICO




Está localizado na altura do baço, no lado esquerdo, e coordena as energias relacionadas com a auto-preservação. Possui 6 pétalas ou pás. Está vinculado ao metabolismo e a transformação, coordenando os sistemas ósseo-muscular, sanguíneo, os rins, a bexiga, as vias urinárias, o baço e as supra-renais. É o responsável pela vitalização do organismo, absorvendo o fluído vital, modificando-o e distribuindo-o aos demais centros. Segundo André Luiz, este centro regula “a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do veículo de que nos servimos” (Entre a Terra e o Céu, p. 128), “determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hemático, dentro das variações de meio e volume sanguíneo” (Evolução em Dois Mundos, p. 27). O chakra esplênico é o agente mais importante da força inerente à matéria. É o mais importante centro ativo distribuidor de energia. Nele estão colocados em contato a energia do perispírito e a energia do duplo etérico (Prana, no oriente, fluido cósmico universal). Deste modo, se produz "a centelha" entre o plano divino e o plano físico, e isto por intermédio do corpo etérico. Esta função de extração do fluido vital como meio de vitalização do organismo é conhecida por certos elementos do plano astral que, por inconcebível abuso, se ligam a determinados indivíduos para lhes extrair a vitalidade. Agem assim os chamados "vampiros", que se grudam como parasitas ao centro esplênico, absorvendo a vitalidade que esse centro recolhe. Enquanto esse processo se desenvolve, a vítima cai em estado de debilidade, que piora com o tempo até a desnutrição psíquica, refletindo-se no físico, podendo culminar com a desencarnação, caso não seja atendida a tempo. Tais entidades se colocam nas costas dos encarnados, a fim de sugar-lhes a energia com maior facilidade, uma vez que o sentido giratório das pás impulsiona o fluido vital para dentro do corpo. Nestes casos, o processo de desobsessão e de libertação são imprescindíveis e de caráter de urgência.



O CHAKRA BÁSICO OU GENÉSICO




Localiza-se na região dos órgãos genitais. Relaciona-se com as glândulas sexuais e com os órgãos sexuais correspondentes (ovários, trompas, útero, testículos e próstata), supervisionando a reprodução, os órgãos genitais e a energia sexual - a libido.
Como expressa André Luiz, neste centro localiza-se o santuário do sexo, como templo modelador de formas e estímulos criadores.
Está ligado ao instinto primário de sobrevivência do ser humano. Possessividade, força bruta e cupidez são sentimentos negativos ligados a este centro.
Grande número de abusos - e desvios sexuais - é causado pelo desequilíbrio deste centro, influenciado freqüentemente pela ação de obsessores que aí encontram campo fácil para o domínio de suas vítimas, levando-as a desregramentos que parecem simples impulsões naturais de força vital. Podem também, ao contrário, provocar uma falta de sensibilidade, causando frigidez nas mulheres ou impotência nos homens, provocando sérios problemas de relacionamento. Tais Espíritos se ligam às vítimas na busca de sensações, quando no uso desregrado do sexo, aumentando, em muito, o gozo dos encarna­dos, o que os torna sempre insatisfeitos, insaciáveis, buscando sempre mais para que tais espíritos usufruam tal situação.


O Sistema de Chakras é interativo e é um captador e repassador das energias existentes no universo para equilibrar a sinergia existente entre os corpos espirituais, etérico e físico.

De uma maneira globalizada podemos classificar as energias cf. abaixo:

Primárias: essências do Reino Mineral (ferro, enxofre, mercúrio etc.); clorofila do Reino Vegetal; ectoplasma dos reinos Animal e Hominal; eletromagnética que envolve o Planeta Terra; kundalini produzida pela ação das forças solares sobre o planeta atingindo a zona central/ígnea e emergindo como força mantenedora da vida das espécies.

Mentais: pensamentos, juízos, percepções, imaginações, idéias, concepções, raciocínios, memória, etc.

Derivadas: sentimentos e emoções; atitudes e comportamentos.

Espirituais: fé, esperança, religiosidade, solidariedade, fraternidade, ordem, compreensão, humildade, calma, paciência, tolerância, caridade (trabalho) etc., são as virtudes do ser humano.

As energias espirituais têm primazia e interferem diretamente sobre as outras para que haja equilíbrio na sinergia da vida. A determinante para o uso correto dessas energias é a elucidação.

Para que a corrente de trabalho se efetive os chakras possuem correspondência com determinadas regiões do corpo físico, atingindo-as pelo Sistema Nervoso, através dos Plexos para "banhar" as glândulas de secreção interna (endócrinas), cujos hormônios são distribuídos para todas as células; também se dá no sentido inverso.

Existem diversos chakras, no entanto, nos ateremos a sete principais, e suas correlações com o Sistema Nervoso (Plexos) e as glândulas.

Esses chakras possuem funções especiais para que a energização se complete, e igualmente, para que se saiba o problema que está sendo tratado e seja perfeitamente enquadrado na sua forma holística, ou seja, total.
Essas funções são derivadas da dinâmica oriunda nas ligações entre os diversos "corpos ou sistemas", e que deságuam no corpo físico através dos plexos do Sistema Nervoso (intermediário entre o plano físico e as dimensões ditas astrais ou "perispirituais"), funcionando como um verdadeiro "carimbo" do corpo etérico (cf. citado anteriormente). Elas se consubstanciam através de dois trabalhos de comunicação:
a) Comunicação Aferente: que conduz as sensações e impulsos dos planos mais densos para os planos mental e espiritual;
b) Comunicação Eferente: que conduz ou transporta os comandos, as sensações e os impulsos dos planos espiritual e mental para os mais densos da vida orgânica.
Para um melhor entendimento, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre as diversas funções dos chakras.

FUNÇÕES DOS CHAKRAS

Em nossos estudos temos verificado que os chakras são repassadores de energias, as quais vão ser direcionadas para a saúde e o bem-estar do ser humano, e que podem receber interferências da própria pessoa, com ou sem conhecimento de causa. Também, ficou evidenciado que os corpos energéticos se comunicam entre sí, através do sistema de chakras (nos corpos sutís) e o sistema nervoso (no corpo físico e denso), levando e trazendo energia metabolizada. A saúde e o bem-estar dependem, assim, da essência energética do pensamento que pode influir diretamente na movimentação dos chakras e na velocidade que os mesmos possuem.
A movimentação desses órgãos etéricos e astrais é no sentido dos ponteiros do relógio a fim de absorver e repassar as energias existentes em torno da pessoa nas dimensões em que ela se desenvolve. Quando o ser humano influi negativamente com seu pensamento o sentido da movimentação pode se inverter e os chakras, desse modo, em vez de levar energia retira-a enfraquecendo o sistema de saúde do ser humano. A velocidade igualmente vai ser afetada comprometendo seriamente a unidade de trabalho dos chakras que podem até ser corrompidos em sua estrutura e forma, ou seja, "rasgados", uma vez que eles também são constituídos de átomos, moléculas e células.
Necessário é lembrar que o ser humano age em três aspectos distintos e ao mesmo tempo congruentes entre sí: fisiologicamente, psicologicamente (fatores mental, neurológico e comportamental) e mediunicamente (intermediário), todos esses aspectos são dimensionados pelos impulsos espirituais (forças centrais da alma - Leis de Deus - ver Evangelhoterapia).
O trabalho dos chakras, então, reveste-se em importância para o gerenciamento distributivo das energias, adquirindo funções que devem se coadunar com os aspectos acima mencionados, e que iremos denominá-las de fisiológicas, psicológicas e mediúnicas.
Funções Fisiológicas: as expressões da vida no ser humano, pelo menos, se evidenciam em cinco dimensões (devem haver mais, pois nosso conhecimento acerca do universo ainda é muito pequeno): física (material), etérica (astral), perispiritual, mental e espiritual. Os chakras possuem um papel estratégico na condução das energias de uma dimensão para outra e são coordenados (ainda que não se tenha consciência plena) na dimensão espiritual através da alma.
Uma das definições mais abrangentes da Fisiologia é o entendimento de que ela faz parte da biologia tratando e investigando as funções orgânicas, processos e atividades vitais como crescimento, respiração etc.
Processos e atividades vitais, igualmente se verificam em todas as dimensões do ser humano, visto que ele não pode mais ser compreendido como um ser tridimensional, mas, multidimensional onde a vida deve ser desenvolvida de modo coerente. Nosso conhecimento científico acerca do assunto ainda é muito pequeno, mas o que até agora já foi trazido à luz da consciência nos permite enfatizar de que as energias captadas e transmitidas sofrem metabolização através dos chakras e dos órgãos relacionados a cada um deles, cujo trabalho é realizado de acordo com a dimensão onde estão situados. O resultado obtido é repassado para as dimensões adjacentes de tal modo que há uma verdadeira movimentação energética e recíproca entre os corpos físico, etérico, perispiritual, e essa movimentação é administrada pelo corpo mental e pela alma (plano espiritual).
Captação, movimentação, metabolização e repassamento são algumas das muitas atividades dos chakras para que haja uma perfeita sintonia entre o espírito, a mente e os corpos.
Funções Psicológicas: os processos e atividades vitais, como vimos, recebem através do corpo mental a dinamização necessária para efetivar o percurso das energias nas dimensões do ser humano, e que deve ser fecundado numa ação equilibrada de ajuda a sí mesmo e ao próximo. Trata-se, portanto, de uma espiral evolutiva pois se baseia no exemplo comportamental de cada um e que se transmite inevitavelmente, definindo as características individuais e sociais.
Toda dinamização possui um propulsor e um conversor de forças ou de energias; em nosso caso, o conversor das energias é o campo mental que recebe os impulsos provindos do propulsor identificado pelo espírito e seus componentes conscienciais, que são as Leis Naturais e Morais. São, desse modo, provocadas as necessidades para serem entendidas e vividas, e que exigem da pessoa conhecimento imprescindível acerca dela mesma, a fim de que seu relacionamento com Deus, o Universo e a Natureza seja bem estruturado e bem administrado.
No entanto, há uma variável que pode modificar a naturalidade dessa espiral evolutiva, de que falamos: são as informações externas trazidas pelos estudos e pelo convívio social, influenciando as decisões pessoais e coletivas. Assim, o corpo mental recebe duas vertentes de impulsos, repassando-os diretamente para os átomos, as moléculas, os órgãos e sistemas componentes dos outros corpos.
Os chakras, então, assumem um papel ponderável para esse trabalho, pois são tangidos diretamente; contribuindo de maneira incisiva e imanente na sinergia resultante para o estabelecimento da saúde ou não.
Existem funções no campo mental que são as responsáveis pela ação correta ou deletéria dos chakras: as idéias, o raciocínio, as concepções, os juízos, as percepções, a imaginação, a memória, etc., e o fio condutor dessas funções é o pensamento.
Neste campo os chakras adquirem uma funcionalidade toda especial, agindo de modo decisivo no desempenho comportamental da pessoa, e que se assenta nos seguintes entendimentos:
- Capacidade de integrar a individualidade e a personalidade aos aspectos da vida (material, etérica, perispiritual, mental e espiritual).
- Capacidade de compreensão, de visualização, de ideação e de idealização.
- Reconhecimento do ego como entidade divina e integral, justaposto aos outros egos formadores da humanidade.
- Vontade como instrumento de intenção e de realização.
- Intenção voltada para o bem-estar próprio e social.
- Capacidade de conhecer os sentimentos e as emoções, para viver plenamente as energias prazerosas da existência, tais, como as físicas, mentais e espirituais.
- Formação da sabedoria (saber melhorar-se) para expandir amor.
Como os chakras estão ligados direta e dimensionalmente ao Sistema Nervoso, portanto aos plexos, é muito natural que ocorram interferências em todos os sistemas biológicos do ser humano, podendo produzir até distúrbios neurológicos, tais como a Síndrome do Pânico, depressões, estresses, esquizofrenias, idiopatias, mal de Alzheimer, alcoolismo etc.
Fica evidenciado, assim, que a busca pelo esclarecimento é sumamente necessária, para que cada um possa se conhecer profundamente e vencer suas dificuldades, sejam elas quais forem; e poder afirmar: SOU LIVRE.
Funções Mediúnicas: mediunidade é a capacidade latente e desenvolvida por muitas pessoas, qualificando-as para comunicação, especial e interpessoal, nas dimensões universais da vida.
Como existem vários tipos de pessoas, em suas qualidades moral, intelectual e espiritual, os chakras podem ser afetados por melhor ou pior utilização; ligando-se inexoravelmente através da vibração correspondente direcionada pelo indivíduo emitente dessa mesma vibração. Entende-se, então, que a qualidade da vibração determina a qualidade da ligação.
Nesta parte dos estudos e evitando detalhes mais profundos acerca do assunto (visto que ele é muito extenso), apenas serão considerados alguns comentários que posicione o entendimento sobre os sete chakras maiores dentro de parâmetros que sejam acessíveis a todos.
Os chakras permitem dois tipos de ligação, conforme o posicionamento deles no corpo etérico: os situados na cabeça (coronário e frontal) trabalham em ligamentos por correntes de pensamentos (estudar o livro As Noúres, de Pietro Ubaldi) e os chakras situados na garganta, coração, umbigo, baço e setor genésico (laríngeo, cardíaco, umbilical, esplênico e fundamental) trabalham ligando-se por fios fluídicos. Assim, temos:
- Chakra Fundamental: onde podem se ligar espíritos sedentos por prazeres sexuais, promovendo obsessões e possessões, as quais podem levar o reencarnado a insatisfações na área; chegando, em muitos casos, à insensibilização geral, tornando homens impotentes, mulheres frígidas e a incapacidade de procriar. Calma e paciência, nesses casos, são fundamentalmente necessários para o reequilíbrio energético, acompanhadas pela firme intenção de evitar agressões de qualquer origem. Procurar tratamento adequado nas medicinas tradicional e vibracional, que se completam, é atitude de suma importância, e, acima de tudo, basear-se no Evangelho como roteiro de recuperação.
- Chakra Esplênico: onde se ligam espíritos cujos corpos espirituais estão desvitalizados de energia universal (prânica). A intenção desses espíritos é buscar em sua vítima (daí serem chamados de vampiros) a vitalidade de que carecem provocando, desse modo, a debilidade e fraqueza gerais (astenia). Este chakra auxilia na produção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) para haver fortificação no corpo como um todo. O empobrecimento derivado pela ação de "sugamento" pode levar muitas pessoas, até mesmo, à desnutrição psíquica e provocar desencarnes. Auxiliar o próximo, acompanhado de um bom tratamento médico, podem anular os efeitos deletérios da atuação indesejada.
- Chakra Umbilical: onde se ligam espíritos sofredores e obsessores, os primeiros buscando ajuda para seus problemas e os outros desejando provocar empobrecimento emocional pela exteriorização de seus desejos e sensações na tentativa de revive-los, visto que ainda se encontram em pleno estado de ignorância espiritual e ainda animalizados. Este chakra é, também, conhecido como o das emoções. O médium que trabalha na seara do bem deve estar bem equilibrado para repassar aos espíritos os processos de harmonização pelo mesmo fio fluídico que o mantém "atado" na ligação. O conhecimento das Leis de Deus e sua aplicação pelo Evangelho devem ser "armas" suficientes para iniciar um trabalho de recuperação junto a esses necessitados.
- Chakra Cardíaco: onde se ligam os espíritos mentores para a efetivação do passe e para efeitos físicos, é responsável, igualmente, pelo equilíbrio e pelo intercâmbio das emoções e dos sentimentos (Ramatís - Elucidações do Além). Na ligação para os passes, para as curas e para trabalhos que visem o bem-estar de todos, o médium deve estar plenamente consciente da importância que este chakra desempenha, pois é através dele que se conseguem os resultados mais otimistas nas transformações celulares, e, também é por seu intermédio que se pode conceber as melhores idéias de teor filosófico-religioso, uma vez que oxigena beneficamente o campo mental. Por ele se distribui amor onde se compreende os sentimentos e as ansiedades do próximo. O esclarecimento é o melhor caminho.
- Chakra Laríngeo: por onde se efetuam as comunicações psicofônicas, preferencialmente utilizados nas ligações pelos mentores, sustenta e controla as atividades vocais; é influenciado pelo chakra frontal, e muito ativado pelos cantores, oradores, poetas e pessoas que tenham a chamada "voz hipnótica" (Ramatís - Elucidações do Além), ou seja, o magnetismo pela voz. Sua má utilização pode acarretar distúrbios neurológicos tais como a gagueira (tartamudismo), a impossibilidade de se externar lógica na seqüência de idéias donde derivam indecisões, e também contribui para que as percepções não sejam as mais claras possíveis. Conhecer-se e buscar recursos junto a profissionais da área de análise, bem como desenvolver a religiosidade através do Evangelho, são fatores benéficos para solucionar esses casos.
- Chakra Frontal: capacita a ligação através de correntes de pensamento, ou seja, afinidades intelectiva e vibratória; permite o desenvolvimento da vidência (visão no plano astral), da clarividência (vidência à distância), da audiência (escuta de vozes como se estivessem dentro dos ouvidos), clariaudiência (escuta de sons e vozes à distância, no tempo e no espaço); bem utilizado permite a clareza de raciocínio e uma boa percepção intelectual. O médium ajustado, equilibrado em seu grau evolutivo pode exercer trabalho de irradiação emitindo positividade dirigida a pessoas necessitadas, é o chamado trabalho de mentalização. Em pessoas possuidoras de problemas psicológicos, tais como as neurastenias, idiopatias, neuropatias, desajustes comportamentais, esquizofrenias, etc., alem da atividade irradiativa é necessário um esforço de desmentalização que se processa pelo conhecimento de sí mesmo, pelas transformações nas atitudes perante a vida, a natureza e Deus, e, por informações adequadas que auxiliem no trabalho de recuperação, nestes casos evangelização ajuda bastante no encaminhamento das soluções.
- Chakra Coronário: é o que permite a "interação entre as forças determinantes do espírito (Leis Naturais - Virtudes) e as forças fisiopsicossomáticas organizadas"(André Luiz - Evolução em Dois Mundos. O grifo é nosso). As ligações e comunicações se efetuam por ondas mentais (correntes de pensamento, As Noúres, Pietro Ubaldi) traduzidas em intuições e telepatia. Interfere nos trabalhos efetuados pelos outros chakras comandando-os pelas energias espirituais que se transferem. Os processos mediúnicos de audiência, clarividência, vidência e todas as ligações que podem se efetivar através dos outros centros de vitalização podem receber os benefícios trazidos por este chakra, e, para que isso se torne realidade são imprescindíveis que o médium se espiritualize cada vez mais, no conhecimento de sí mesmo e sabendo quais sãos as forças e energias que o comandam, como também, buscar conhecimento a fim de que seu campo mental se torne cada vez mais receptivo, e desse modo tornar as lidas da mentalização e da desmentalização as mais profícuas possíveis. Evangelizar-se, sempre, é o caminho.
Recomendações: o estudo dos chakras não termina por aqui, o nosso conhecimento acerca deles, e sua funcionalidade mais profunda ainda depende de muita investigação relativa ao mundo perispiritual. Somente agora, o ocidente se abre para essas reflexões e ainda possui muitas dúvidas pois está muito arraigado à materialidade.


Os Nadis
(Canais de Energia)

Os nadis são canais de energia que estão ligados aos chakras e as glândulas, através desata vasta rede de canais é que o prana, ou a energia é transportada no corpo. É ao longo destes canais que estão localizados os trezentos e sessenta e cinco pontos de acupuntura.

Essas nadis são inumeráveis; contam-se em 72.000 segundo alguns textos, desses milhares de nadis três têm uma importância capital: Ida, Pingala e Sushumna.

Sushumna: localizada no centro do corpo, no eixo da cerebrospinal - desde a base da coluna até o alto da cabeça. Através deste canal se processa a descida e subida da energia cósmica. Todos os chakras tem raízes neste canal.

Pingala: localizada à direita do canal central (Sushumna). Condutor de energia solar, yang, é estimulante.

Ida: localizada à esquerda do canal central (Sushumna). Condutor de energia lunar, ying, é tranqüilizadora.

Essas duas nadis (Ida e Pingala) não seguem um caminho paralelo ao Sushumna, mas se entrecruzam como as serpentes do Caduceu de Mercúrio.

Os 7 Chakras - Conheça Cada Um dos Chakras

  1. 1. Chakra Básico - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Básico
  2. Chakra Umbilical - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Umbilical
  3. Chakra Esplênico - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Esplênico
  4. Chakra Cardíaco - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Cardíaco
  5. Chakra Laríngeo - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Laríngeo
  6. Chakra Frontal - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Frontal
  7. Chakra Coronário - Postagem e Vídeo de Meditação para o Chakra Coronário
























CHAKRAS BLOQUEADOS & CHAKRAS HIPERATIVOS



Sintomas de bloqueio do chakra raiz

a) Diarreia;
b) problemas relacionados com as partes duras do corpo (ossos, dentes, coluna vertebral);
c) desequilíbrios relacionados com os intestinos, com a próstata, com o sangue, com o ânus e com o reto.
d) Pouca resistência física e psíquica;
e) Preocupação excessiva;
f) Insegurança;
g) Dificuldade para lidar com as exigências da vida;
h) Anseio constante por uma vida mais agradável e menos exigente.
i) Utilização constante de mecanismos de defesa (negação, minimização, racionalização etc)

Com o desenvolvimento unilateral dos chakras superiores, pode ocorrer uma sensação de não pertencer a esse mundo. Se o chakra umbilical também estiver bloqueado, pode desencadear uma tendência a fugir dos problemas e não enfrenta-los.



Sintomas de hiperfuncionamento do chacra raiz

a) Irritabilidade e agressividade;
b) Pensamentos centrados em bens materiais, segurança, prazeres dos sentidos;
c) Inconsequência;
d) Isolamento;
e) Apego excessivo;
f) Prisão de ventre;
g) Obesidade;
h) Ambição desmedida;
i) Acessos de fúria;
j) Imposição de ideias e desejos.
k) Utilização constante de mecanismos de defesa (negação, minimização, racionalização etc)

Sintomas de bloqueio do chakra genésico

a) Bloqueio de sentimentos em situações de grande tensão;
b) Bloqueio da energia sexual (criativa);
c) Autodesvalorização;
d) Problemas físicos na área dos quadris, nos órgãos sexuais, rins, bexiga
e) Problemas relacionados com urina, sangue, linfa, sucos digestivos e esperma.



Sintomas de hiperfuncionamento do chakra genésico

a) Uso da sexualidade como uma droga que vicia (compulsão sexual);
b) Desvio (desperdício) da energia criativa;
c) Incertezas e tensões em relação ao sexo oposto (ciúmes);
d) Sensualidade grosseira.
e) Emoções descontroladas, reações exageradas;
f) Problemas físicos na área dos quadris, nos órgãos sexuais, rins, bexiga
g) Problemas relacionados com urina, sangue, linfa, sucos digestivos e esperma.



Sintomas de bloqueio do chacra umbilical

a) Falta de energia, nervosismo;
b) Problemas físicos relacionados com a parte inferior das costas, com a cavidade abdominal, pâncreas, sistema digestivo, estômago, fígado, baço, vesícula biliar e sistema nervoso vegetativo;
c) Abatimento, desânimo;
d) Vê obstáculos em tudo;
e) Paranoia;
f) Descontrole;
g) Distração;
h) Tendência à fuga de novos desafios.

Sintomas de hiperfuncionamento do chakra umbilical

a) Problemas físicos relacionados com a parte inferior das costas, com a cavidade abdominal, pâncreas, sistema digestivo, estômago, fígado, baço, vesícula biliar e sistema nervoso vegetativo;
b) Tentativa de controle de pessoas e situações;
c) Insatisfação, vazio;
d) Ausência de serenidade interior;
e) Irritabilidade.


Sintomas de bloqueio do chakra cardíaco

a) Problemas relacionados com o coração, com a parte superior das costas, com o peito e a cavidade torácica, pulmões, pele, sangue e circulação sanguínea;
b) Vulnerabilidade e dependência emocional;
c) Hipersensibilidade;
d) Dificuldade para lidar com frustrações;
e) Dificuldade excessiva de lidar com rejeições;
f) Comportamento agradador;
g) Dificuldade de estabelecer intimidade;
h) Frieza, indiferença;
i) Brutalidade;
j) Depressão.

Sintomas de hiperfuncionamento do chakra cardíaco

a) Dedicação com expectativa de ganho (geralmente psicológico);
b) Desilusão constante (em decorrência do sintoma descrito em “b”);
c) Tentativa de passar a imagem de alguém forte e que não precisa de amor e cuidados para ocultar a própria fraqueza e o medo de ser rejeitado;
d) Problemas relacionados com o coração, com a parte superior das costas, com o peito e a cavidade torácica, pulmões, pele, sangue e circulação sanguínea;



Sintomas de bloqueio do chakra laríngeo

a) “garganta apertada”, “nó na garganta”, gagueira;
b) Problemas físicos relacionados à garganta, nuca, queixo, ouvidos;
c) Problemas físicos relacionados à voz, traqueia, região pulmonar, esôfago e braços.
d) Linguajar chulo;
e) Excesso de racionalismo e objetividade (frieza ao falar);
f) Tendência a falar alto;
g) Utilização da linguagem para controlar as pessoas;
h) Dificuldade de se mostrar;
i) Timidez, superficialidade;
j) Medo da opinião alheia;
k) Rigidez;
l) Dificuldade para saber o que quer;

Sintomas de hiperfuncionamento do chakra laríngeo

a) Tentativa de controle através da palavra e da argumentação;
b) Linguajar chulo;
c) Excesso de racionalismo e objetividade (frieza ao falar);
d) Tendência a falar alto;
e) Utilização da linguagem para controlar as pessoas;
f) Culpa e medo;
g) Utilização da intelectualização como mecanismo de defesa;
h) Ações imponderadas.



Sintomas de bloqueio do chakra frontal
a) Dificuldade de raciocínio, dificuldade para pensar com clareza
b) Problemas físicos relacionados com o rosto, olhos, ouvidos, nariz e cavidades adjacentes;
c) Problemas físicos relacionados ao cerebelo e ao sistema nervoso central;
d) Rigidez mental;
e) Vida limitada a desejos materiais e necessidades físicas;
f) Aversão à espiritualidade;
g) Falha de memória;
h) Confusão mental.

Sintomas de hiperfuncionamento do chakra frontal

a) Dores de cabeça;
b) Vive em função do intelecto (geralmente muito desenvolvido) e da razão;
c) Arrogância intelectual;
d) Entende a espiritualidade como contrária à ciência;
e) Tentativa de controle das pessoas pelo poder mental;
f) Problemas físicos relacionados com o rosto, olhos, ouvidos, nariz e cavidades adjacentes;
g) Problemas físicos relacionados ao cerebelo e ao sistema nervoso central;

Sintomas de bloqueio do chakra coronário
a) Medo da morte e tentativa de provar que é insubstituível;
b) Fuga através de hiperatividade;
c) Geralmente atrai doenças para frear a hiperatividade a fim de poder olhar para si mesmo do ponto de vista espiritual.



















Existem 2 forças no universo: 
Cinética: expansiva + fluente = movimento +
Estática: coesiva + cristalizada = paralisação e morte –
Yin e yang / negativa e positiva/feminina e masculina
Originando 4 energias: Fogo (espírito, yang-yang), Água (emoção, yang-yin), Ar (razão, Yin-Yang) e Terra (físico, Yin-Yin). Assim nasceu o conceito de mente , o corpo e a alma . 


Essas forças criaram o mundo:

Esses elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, e posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).


Fogo: Quente + Seco 
Terra: Seco + Frio
Ar: Quente + úmido
Água : Frio + úmido

Quente : força que sai de si mesmo e com muita força busca a periferia ,
Força expansiva e centrifuga (vai para fora) 
Frio: força centrípeta quer voltar para o seu núcleo, gera timidez dificuldade
De se relacionar com os outros
Seco: uma força muito cristalizante, endurecedora e paralisante, tira a mobilidade
Úmido : Movimento, leveza 

os astrólogos chamam de Fixo (terra), Cardinal (Fogo) e Mutável (ar, água)

Chegamos à divisão dos signos em 4 grupos: Fogo (Áries, Leão e Sagitário), Água (Câncer, Escorpião e Peixes), Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) e Terra (Capricórnio, Virgem e Touro). Outras pessoas preferem agrupar estas energias em 3 categorias: Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) e Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)

CHACKRAS E SIGNOS

Chacras pelo Sistema do Mapa Astral:

Podemos identificar o Nodulo lunar no nosso mapa com o Sushumna Nadi, a energia central que passa por meio da espinha, formando o canal do 6 chacras principais . O sétimo chacra ele não se relaciona a nível material, não aparece no mapa, ele é a força espiritual do mundo.É a nossa transcendência , nosso link com a Divindade. O Sexto chacra é o ápice do nódulo lunar norte.

1. Muladhara ou chacra básico está delineado em uma distancia de 30 graus do nódulo sul, sobre os dois lados.

2. Swadisthana ou chacra sexual está delineado 30 graus dos 60 graus do nódulo sul, em ambos lados.

3. Manipura chacra do Plexo solar está 60 graus dos 90 graus vindo do nódulo sul, em ambos lados.

4. Anahata ou chacra cardíaco é delineado dos 90 graus para 120 graus do nódulos sul ou 90 para 60 graus do nódulo norte em ambos lados .

5. Visshuda ou chacra laringe está 60 graus até 30 graus do nódulo norte em ambos lados.

6. Ajna chacra da testa está projetado 30 graus do nódulo norte .

Os planetas que se encontram em determinada área dos chacras, conforme sua posição com relação aos nódulos, irá influenciar determinado chacra.

Planetas do lado esquerdo irão influenciar a energia de receptividade para o funcionamento do chacra. Todos os planetas do lado direito,irão influenciar a energia de emissão para o funcionamento do chacra




Além desses sete chacras também possuímos mais alguns, que segundo certos autores, devem ser também chamados de principais. Segue um artigo que classifica além dos citados até agora, mais 4 chacras.







OS ONZE CHACRAS PRINCIPAIS
Os chacras principais não apenas controlam e energizam os órgãos vitais do corpo, como também controlam e afetam as condições psicológicas e espirituais da pessoa.

1. Chacra básico. Este chacra está localizado na base da coluna ou região do cóccix. Possui quatro pétalas. O chacra básico é empregado para energizar e fortalecer todo o corpo físico visível. O chacra básico controla e energiza: a) os sistemas muscular e esquelético, b) a coluna vertebral, c) a produção e a qualidade do sangue, d) as glândulas suprarrenais, e) os tecidos e órgãos internos do corpo, f) a taxa de crescimento das células, g) a taxa de crescimento das crianças, h) a vitalidade geral, i) a temperatura do corpo, j) e também afeta o coração e os órgãos sexuais.
O mau funcionamento deste chacra pode se manifestar como: a) artrite e reumatismo, b) problemas na coluna, c) doenças sanguíneas e alergia, d) cicatrização lenta de ferimentos e fraturas ósseas, e) problemas de crescimento, f) câncer e leucemia, g) baixa vitalidade, h) doenças cardíacas, i) doenças cerebrais, j) doenças sexuais.
O chacra básico controla e energiza o sistema muscular; desse modo, o coração também é afetado. Pacientes com doenças cardíacas graves apresentam também um mau funcionamento do chacra básico. Parte da energia vital do chacra básico vai também para o cérebro; portanto, o mau funcionamento do chacra básico pode afetar seriamente o cérebro. Parte da energia transformada no básico e necessária ao funcionamento adequado dos chacras da cabeça. Pessoas idosas geralmente apresentam o “chacra chi” ou básico esgotado ou exaurido. E por isso que seus corpos são fracos e vão se tornando menores, a coluna tende a se curvar, a cura de seus ferimentos e fraturas ósseas, tende a ser lenta e elas tendem a desenvolver artrite. Um chacra básico saudável é fator critico na saúde e juventude de uma pessoa. O chacra básico é o centro da autosobrevivência ou autopreservação. Pessoas com chacra básico ativo e forte tendem a ser mais dinâmicas. Mas, se o chacra básico estiver superativado, tais condições pode se manifestar como hiperatividade, agitação ou insônia. Algumas pessoas cujo chacra básico encontra-se subativado, tendem a ser preguiçosas, pouco práticas e pouco realistas. Em alguns casos graves, esses indivíduos tendem a perder completamente o contato com a realidade. Pessoas com tendências suicidas apresentam o chacra básico fraco e subativado. Os chacras secundários da sola dos pés e o chacra básico são os principais pontos de entrada da energia vital que vem do solo.
2. Chacra genésico. Este chacra localiza-se na região pubiana. Apresenta seis pétalas. Os seus chacras genésico e meng mein produzem uma quantidade major de energia, que e usado na expulsão e eliminação dos resíduos do organismo. O chacra genésico controla e energiza: a) o órgão sexual, b) a bexiga e a uretra, c) as pernas também são substancialmente energizadas por ele, d) a garganta e a região da cabeça também são energizadas e afetadas por ele. Os chacras ajna, o laríngeo e o básico possuem forte influência sobre o chacra genésico. O mau funcionamento de qualquer um deles pode afetar adversamente o chacra genésico.
O mau funcionamento do chacra genésico pode se manifestar como: a) problemas urinários, b) impotência, c) esterilidade, d) dilatação da próstata, e) outras doenças sexuais.
O chacra genésico é o centro criador inferior ou físico. O chacra laríngeo é seu correspondente superior. Parte da energia vital sexual é, transformada pelo corpo numa forma superior de energia vital, que será usada pelos chacras laríngeo e da cabeça. A energia sexual transmutada é necessária ao funcionamento adequado do chacra laríngeo e dos chacras da região da cabeça. Pacientes mentalmente retardados apresentam um chacra genésico diminuído. Este é um dos fatores responsáveis pela tendência que as pessoas idosas têm de se tornarem senís. A ciência e arte da transformação da energia sexual em energia criadora e numa forma superior de energia vital, empregada para ativar as células cerebrais, são ensinadas na “MEDITAÇÃO ARHATICA”.
3. Chacra Meng Mein. Este chacra localiza-se aproximadamente na região dorsal do umbigo. Possui oito pétalas. Ele age como uma “estação de bombeamento” da energia vital proveniente do chacra básico e é responsável pelo fluxo de energia vital para cima, através da coluna vertebral. O chacra meng mein controla e energiza: a) os rins, b) as glândulas suprarrenais, c) até certo ponto outros órgãos internos, d) e também regula a pressão sanguínea.
O mau funcionamento do chacra meng mein pode se manifestar como: a) problemas renais, b) baixa vitalidade, c) doenças relacionadas à pressão sanguínea, d) problemas nas costas.
O tamanho normal do chacra meng mein é de cerca de 1/3 a 1/2 do tamanho médio dos outros chacras principais. Em seu tamanho normal, a pressão sanguínea é normal. Se o chacra meng mein estiver superativado ou se a proporção for mais elevada, a pressão sanguínea será mais alta do que a normal. Se o chacra meng mein estiver subativado ou se a proporção for menor, então a pressão sanguínea será mais baixa do que a normal. O chacra meng mein está intimamente relacionado ao chacra esplênico. Se este chacra estiver altamente energizado, o meng mein também ficara substancialmente energizado. Se o chacra esplênico for ativado, o meng mein também será parcialmente ativado. É por isso que não é aconselhável energizar o chacra esplênico de um paciente com hipertensão. O mau funcionamento dos chacras gástrico, meng mein e básico, juntamente com o mau funcionamento dos chacras ajna e cardíaco, pode se manifestar como uma taxa anormal de crescimento celular. O chacra meng mein de bebes, crianças, mulheres grávidas e pessoas idosas não deve ser energizado, devido aos possíveis efeitos adversos. No caso de bebes, crianças e idosos, isso pode causar elevação da pressão sanguínea. Já em relação as mulheres grávidas, isso pode causar aborto. Este chacra deve ser tratado apenas magnetizadores experientes.
4. Chacra umbilical. Este chacra localiza-se no umbigo. Possui oito pétalas. O chacra umbilical controla e energiza: a) o intestino delgado, b) o intestino grosso, c) o apêndice, d) afeta a velocidade do parto, e) afeta a vitalidade geral.
O mau funcionamento do chacra umbilical pode se manifestar como: a) Constipação, h) baixo peristaltismo, c) incapacidade de assimilação dos nutrientes, d) apendicite, e) doenças intestinais, f) dificuldades no parto, g) baixa vitalidade.
5. Chacra esplênico. O chacra esplênico frontal localiza-se na porção mediana da última costela flutuante esquerda. O chacra esplênico dorsal situa-se atrás do chacra esplênico frontal. Ambos possuem as mesmas funções. O chacra esplênico tem seis pétalas. E o principal ponto de entrada da energia vital do ar ou glóbulos de vitalidade do ar. Desempenha, portanto, um papel vital no bem-estar geral do homem. Ele absorve a energia vital do ar e depois, são distribuídos aos outros chacras principais. Em outras palavras, o chacra esplênico energiza os outros chacras principais e, consequentemente, energiza todo o corpo bioplasmático do corpo físico visível. Isso significa que os outros chacras principais e os órgãos vitais dependem substancialmente do chacra esplênico para a obtenção de energia vital. O tamanho normal do chacra esplênico é de, aproximadamente, 1/2 a 2/3 do tamanho médio dos outros chacras principais. O chacra esplênico: a) controla e energiza o baço, b) afeta o nível de energia vital ou a vitalidade geral do organismo, c) afeta a qualidade do sangue e d) afeta o sistema imunológico do organismo com base em observações clarividentes, verifica-se que o chacra esplênico encontra-se geralmente, senão sempre, afetado nos pacientes portadores de infecção grave. Do ponto de vista médico. O baço remove partículas anormais, especialmente germes do sangue, e também produz anticorpos.
O mau funcionamento dos chacras esplênico pode se manifestar como: a) doenças do baço, b) baixa vitalidade, c) nível mais baixo de imunidade, d) sangue "sujo" ou doenças sanguíneas, e) artrite e reumatismo.
Pacientes com artrite reumatoide apresentam o chacra esplênico congestionado. Este chacra está intimamente relacionado com o chacra umbilical. Quando encontra-se altamente energizado e ativado, o chacra esplênico também se torna substancialmente energizado e parcialmente ativado, absorvendo, assim, maior quantidade de energia vital do ar. Isso, portanto, eleva o nível de energia vital de todo o corpo. Um individuo pode se energizar pela simples concentração no chacra umbilical. Através dessa concentração, o chacra umbilical se torna ativado e energizado. Isso, por sua vez, ativa e energiza substancialmente o chacra esplênico, que energiza os outros chacras e, consequentemente, energiza todo o corpo. O chacra umbilical encontra-se também intimamente relacionado ao chacra meng mein. Portanto, não é aconselhável que um paciente com hipertensão receba doação de energia sobre o chacra umbilical, uma vez que isso pode agravar o seu estado de saúde.
6. Chacra gástrico. O chacra gástrico frontal localiza-se na cavidade situada entre as costelas; o chacra gástrico dorsal localiza-se na parte de trás da área do plexo solar. Esses chacras possuem dez pétalas. O chacra gástrico controla e energiza: a) o diafragma, b) o fígado, c) o pâncreas, d) o estomago, e) num grau substancial, os intestinos delgado e grosso, f) as glândulas suprarrenais, o coração, os pulmões e outras partes do corpo são também afetadas pelo chacra gástrico .
A qualidade do sangue também é afetada pelo chacra gástrico, uma vez que este controla e energiza o fígado, que desintoxica o sangue. Pacientes portadores de artrite reumatoide, doenças autoimunes ou lúpus eritematoso apresentam um mau funcionamento do chacra gástrico e do fígado. E mais eficaz energizar o pâncreas através do chacra gástrico dorsal.
Uma pessoa exaurida pode ser rapidamente revitalizada pela energização do chacra gástrico. Este é um dos chacras mais importantes, pois controla, energiza e afeta muitos órgãos vitais. É também muito facilmente perturbado ou desequilibrado por emoções negativas.
O mau funcionamento do chacra gástrico pode se manifestar como: a) dificuldade para respirar, devido ao mau funcionamento do diafragma, h) diabetes ,c) doenças do pâncreas ,d) doenças digestivas, c) hepatite, f) doenças da vesícula, g) alto nível de colesterol, h) doenças cardíacas, i) doenças sanguíneas ou sangue "sujo".
O chacra gástrico é o centro das emoções inferiores, positivas e negativas, como ambição, coragem, perseverança, agressividade, zanga, ódio, inveja, ganância. agressividade, violência, crueldade etc.Quando uma pessoa está muito zangada, o chacra gástrico pulsa irregularmente. Isso faz com que o movimento (contração/relaxamento) do diafragma seja desordenado, resultando em respiração curta e irregular.



7. Chacra cardíaco. Este chacra possui doze pétalas. O chacra cardíaco frontal, se localiza no centro do peito. Ele controla e energiza o coração e o timo.

O chacra cardíaco dorsal. Controla e energiza os pulmões, o coração e o timo. O chacra cardíaco também afeta a capacidade do organismo de lutar contra as infecções. Do ponto de vista médico, o timo e uma glândula importante do sistema de defesa do corpo. A energização do coração é realizada através do chacra cardíaco dorsal, que permite que enegia vital flua facilmente para o coração, pulmões e outras partes do corpo, sem causar congestão ao coração físico. O chacra cardíaco é o centro das emoções superiores ou refinados. Encontra-se intimamente relacionado ao chacra gástrico, pois ambos são centros emocionais. Excitar o chacra gástrico, é, também, excitar o chacra cardíaco. É por isso que as emoções negativas têm, ao longo do tempo, efeitos prejudiciais sobre o coração físico.
8. Chacra laringeo. Este chacra localiza-se no centro da garganta. Possui dezesseis pétalas. O chacra laríngeo controla e energiza: a) a garganta, b) a laringe, c) a traqueia, d) a tireoide, e) as glândulas paratireoides, f) o sistema linfático, g) e também afeta o chacra genésico. O mau funcionamento desse chacra pode se manifestar como esterilidade e doenças relacionadas a garganta, como bócio, inflamação da garganta, perda da voz e asma. O chacra laríngeo é o centro da mente concreta ou inferior (faculdade mental inferior) e é também o centro da criatividade superior.
9. Chacra Ajna. Este chacra localiza-se entre as sobrancelhas, tem noventa e seis pétalas apresenta duas divisões. Cada divisão possui quarenta e oito pétalas. Este chacra controla e energiza a glândula pituitária e todo o corpo. É chamado de “chacra mestre” porque controla todos os chacras principais e o sistema endócrino, além de afetar todos os órgãos vitais. O mau funcionamento do chacra ajna pode se manifestar como doenças de glândulas endócrinas, doenças oculares, câncer etc. O ajna é o centro da mente abstrata ou superior e é também o centro da vontade ou função diretora.
10. Chacra frontal. Este chacra localiza-se no centro da testa. Possui cento e quarenta e quatro pétalas separadas em doze divisões, cada uma das quais contendo doze pétalas. Ele controla e energiza a glândula pineal e o sistema nervoso. O seu mau funcionamento pode se manifestar como doenças do sistema nervoso. O chacra frontal é o centro da consciência cósmica.
11. Chacra coronário. Este chacra localiza-se na coroa da cabeça. Possui novecentas e sessenta pétalas externas e doze pétalas internas, compondo dois conjuntos. As doze pétalas internas. O chacra cardíaco frontal assemelha-se ao conjunto de pétalas internas do chacra coronário. O chacra coronário é o ponto de entrada da energia divina . O chacra coronário controla e energiza o cérebro e a glândula pineal. O mau funcionamento deste chacra pode se manifestar como doenças da glândula pineal e do cérebro, que podem se manifestar como doenças físicas ou psicológicas.
O chacra coronário é o centro da consciência cósmica superior. A faculdade mental pode ser comparada a um homem cego, enquanto a consciência cósmica superior a uma pessoa que pode enxergar. Para que um homem cego tenha consciência da forma de um elefante ele tem de gastar um tempo considerável tocando um elefante e tentando deduzir e sintetizar os dados obtidos. Já uma pessoa que pode ver saberá imediatamente qual é a forma de um elefante. A consciência cósmica superior compreende um assunto, não através de um longo período de estudo item através de raciocínios indutivos ou dedutivos, mas através da compreensão ou da percepção direta. Através da consciência cósmica superior, a pessoa sente a unidade com todas as coisas, a unidade com Deus. É através da consciência de Cristo que se sente bondade amor por tudo.

ARTIGO SOBRE CHAKRAS - 12 páginas (click em download para baixar).

 CHAKRAS


Espero ter colaborado com suas dúvidas sobre Chakras. Abaixo segue os links usados para esse artigo. 


Escritora Tereza Reche





Links para esse artigo:

http://tupanciretaespirita.blogspot.com.br
http://nenossolar.com.br
http://astrologa-marilza.blogspot.com.br
http://tdmmagnetismobatuira.blogspot.com.br/






Um comentário: